Espinafre causa alucinações em mais de 200 pessoas na Austrália

Cerca de 60 consumidores precisaram de atendimento médico após consumir o espinafre contaminado
Foto: Divulgação/RivieraFarms

Um espinafre que causaria problemas até para o marinheiro Popeye. Uma planta no formato “baby”, não deu força extra para quem consumiu o produto no distrito de Victoria, na Austrália. Ao contrário disso, os efeitos do espinafre contaminado foram delírio, febre e alucinações. Mais de 200 pessoas relataram algum sintoma relacionado ao consumo do produto, desde domingo (18). Conforme a imprensa local, cerca de 60 consumidores precisaram de atendimento médico. Um lote da planta produzida pela Riviera Farms foi recolhido pelas autoridades em uma rede de supermercados.

Tu viu?

Litoral já tem guarda-vidas e reforço policial para a temporada de veraneio no RS

Tempo firme predomina, mas ainda pode chover em partes do RS

Os sintomas relatados pelos consumidores foram delírio ou confusão, alucinações, batimentos cardíacos acelerados, visão turva, boca seca e febre. Uma investigação foi iniciada para identificar o que causou a intoxicação dos produtos recolhidos. Até o momento, a FSANZ limitou-se a informar que eles “contêm material vegetal inseguro e podem causar doenças se consumidos”. A autoridade destacou ainda que as conclusões obtidas serão informadas aos consumidores.

Espinafre estava contaminado com erva daninha

A produtora Riviera Farms, empresa responsável pelo produto, afirmou que o espinafre foi contaminado com uma erva daninha. O Departamento de Saúde local confirmou que os sintomas sugerem “síndrome anticolinérgica”, que é um tipo de intoxicação causada por plantas da família Solanaceae, que inclui beladona e raiz de mandrágora.As plantas anticolinérgicas impedem a produção do neurotransmissor chamado acetilcolina pelo sistema nervoso. Ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado, do sono e do sistema visual. 

Como a falta da substância afeta o sistema de memória, as pessoas tendem a alucinar com pessoas que conhece ou já viu alguma vez na vida. A ausência de acetilcolina também está ligada ao mal de Alzheimer, tipos de demências e outras doenças neurodegenerativas.

Empresa lamenta o incidente com o espinafre

Em nota, a Riviera Farms informou que está no ramo de fornecimento de alimentos frescos desde a década de 1880 e lamentou o incidente. Também disse que é o primeiro acontecimento deste tipo em uma longa história de fornecimento de produtos alimentícios para varejistas locais. Todos os produtos de espinafre bebê da marca, com data de validade até 28 de dezembro, foram retirados das prateleiras dos supermercados.

Consumo da planta não é fatal

Conforme o jornal The New York Times, a exposição a plantas anticolinérgicas pode ter efeitos graves, mas raramente é fatal. O incidente não é comum. Conforme o jornal, em 2020, houve 856 casos de exposição nos EUA e nenhum deles resultou em morte.