Secretaria da Segurança Pública do RS em novo endereço na zona norte de Porto Alegre

Secretaria de Segurança Pública do RS em novo endereço em Porto Alegre
(Créditos: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini)

A sede da Secretaria da Segurança Pública do RS tem novo endereço, em Porto Alegre, desde segunda-feira (19). O prédio fica na Avenida Pernambuco, 649, no Bairro Navegantes, e reúne todos os órgãos internos da administração. No local trabalharão cerca de  280 servidores.

O imóvel, construído há 11 anos, tem oito andares, cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, e 99 vagas de estacionamento. Anteriormente, no local, funcionava o Foro Regional do 4º Distrito. Entretanto, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul cedeu o espaço ao governo do Estado através de um termo de cooperação.

Tu viu?

Litoral já tem guarda-vidas e reforço policial para a temporada de veraneio no RS
Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Pelotas avançam no ranking dos maiores PIBs do Estado

Incêndio na antiga sede da SSP-RS

A antiga sede da SSP, na Rua Voluntários da Pátria, no Centro da Capital, foi destruída por um incêndio em 14 de julho de 2021. O prédio foi implodido em 6 de março deste ano.

No combate às chamas, os bombeiros militares Deroci de Almeida da Costa e Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós perderam as vidas. O auditório do novo prédio leva o nomes dos dois profissionais, como forma de homenagem.

Após o incidente, a SSP operou, provisoriamente, no Centro de Treinamento da Procergs, no Bairro Tristeza, na zona sul da Capital.

Inauguração

 A cerimônia de inauguração da nova sede teve a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e do secretário da SSP, Vanius Cesar Santarosa, na manhã de segunda-feira. Na ocasião, o secretário destacou a importância da Secretaria para o Estado.

“Esta secretaria é uma das mais demandadas do Estado, pois todas as pessoas que precisam de ajuda ou estão em perigo recorrem, inicialmente, à SSP e suas vinculadas. São quase 26 mil profissionais que trabalham pela segurança dos gaúchos. Temos agora uma sede própria e com toda a estrutura necessária”, disse Santarosa.

A mudança dos servidores já está ocorrendo, e deve ser concluída nas próximas semanas. Alguns setores já estão no novo endereço, como o gabinete do secretário, e do secretário adjunto, além das assessorias jurídica e de comunicação.