Litoral já tem guarda-vidas e reforço policial para a temporada de veraneio no RS

Litoral já tem guarda-vidas e reforço policial para o veraneio no RS
(Créditos: Rodrigo Ziebell / SSP-RS)

A Operação RS Verão Total já está a todo vapor no Litoral Gaúcho desde o último fim de semana. Até o final do mês, 1.004 guarda-vidas estarão atuando na segurança dos banhistas durante o veraneio no Estado. O efetivo deste ano teve um acréscimo de 4%, na comparação com o ano passado.

Desde sábado (17), 544 guarda-vidas militares já ocupam as 272 guaritas do Litoral Norte, Sul, e balneários de águas internas. Nos próximos dias, outros 46 se juntam ao grupo. A partir do próximo final de semana, mais 274 profissionais civis integrarão o quadro. Por fim, em 8 de janeiro, outros 140 guarda-vidas civis, completam o efetivo.

A operação tem como objetivo reforçar a segurança dos veranistas em todas as praias do Rio Grande do Sul até março do ano que vem. O investimento do Governo do Estado está estimado em R$ 40 milhões.

Tu viu?

Hemocentro do Rio Grande do Sul precisa de doações de sangue
Melhor goleiro, revelação, artilheiro e melhor jogador: confira os jogadores destaques da Copa

Reforço policial e de trânsito

Além dos guarda-vidas, a Operação também terá reforço policial e de trânsito para o período. A Brigada Militar aumenta a atuação do seu efetivo no Litoral, que passa a contar com 2.498 policiais militares e 675 viaturas durante o verão. Além disso, 948 policiais civis, entre delegados e agentes, reforçarão a segurança no Litoral Norte, no Litoral Sul, na Costa Doce,na Serra e nos municípios fronteiriços do RS.

No trânsito, serão realizadas blitze de terça a domingo, durante a noite e a madrugada, até o fim da operação, em março de 2023. Além disso, o Detran disponibilizou 22  servidores e seis viaturas para ampliar a segurança.

Litoral Norte

No Litoral Norte, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), fará manutenções nas pistas que levam às praias, como a RS-389 (Estrada do Mar) e a RS-030 (Osório–Tramandaí).

Além desses reparos, o Daer também fará blitze nas estradas de maior movimento para fazer a fiscalização dos veículos de transporte comuns de passageiros, como fretamento e turismo.

Litoral Sul

O Litoral Sul terá melhorias na sinalização vertical, e serão feitos reparos no asfalto na RS-669 em Barra do Chuí, e também na  RS-833, na praia de Hermenegildo. As outras estradas serão monitoradas.