Renato Aragão sofre acidente isquêmico transitório e é internado

Foto: Reprodução/Instagram

O ator Renato Aragão foi internado ontem (7) no Hospital Samaritano Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT). Segundo sua assessoria, o eterno Didi foi levado ao hospital após “sentir um leve desconforto em sua residência”. O humorista divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando “estar bem”.

Lilian Aragão, esposa de Renato Aragão, afirmou que decidiu levar o marido ao hospital após apresentar sintomas de labirintite, como tontura persistente e mal estar. Estes são um dos sintomas mais comuns da AIT.

Tu viu?

Projeto social busca recursos para seguir com trabalhos na Vila Cruzeiro em Porto Alegre
Farmácia de Medicamentos Especiais atende em horário diferenciado antes de trocar de endereço

Segundo a equipe Aragão, que tem 87 anos, ele permaneceu em observação ao longo do dia, procedimento de praxe. Em nota, foi afirmado que “o ator está sob vigilância neurológica durante todo o tempo de estadia no hospital, relatando ter sido muito bem atendido e monitorado, sempre com muito carinho e atenção por parte de toda equipe médica”. O humorista deverá permanecer até a tarde de hoje (8) em observação.

Para tranquilizar os fãs

Em postagem no Instagram, ainda na noite de ontem, o Renato Aragão aparece sorridente na filmagem e tranquilizar os fãs afirmando que eles não precisam se preocupar, pois ele esta “muito bem” após o susto.

O que é AIT?

O Ataque Isquêmico Transitório é o entupimento de uma artéria que leva sangue para o cérebro. No geral, um coágulo de sangue ou placa de gordura se solta do coração e acaba se acomodando em uma artéria cerebral.

Seus sintomas são: tontura, fraqueza em um dos braços ou uma das pernas, dormência em um lado do corpo (perda de sensibilidade), fala enrolada ou perda repentina da visão de um dos olhos (estado de confusão mental). Os sintomas são parecidos com o de um AVC, duram poucos e minutos e costumam ser negligenciados na maioria das vezes, o que aumenta as chances de sequela. O AIT não causa lesão cerebral permanente.

Pessoas de meia-idade e idosos são os mais afetados pela condição. Os fatores de risco envolvem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e alimentação desequilibrada, entre outros.