Mutirão de vacinação contra meningite em Caxias do Sul

Mutirão de vacinação contra meningite em Caxias do Sul
(Créditos: Cristiane Barcelos/ Prefeitura de Caxias)

Caxias do Sul, na Serra, vai ter mutirões de vacinação contra a meningite meningocócica nos próximos dois sábados, 3 e 10 de dezembro. As crianças de três meses a cinco anos incompletos são o público alvo da campanha, que começou ainda na semana passada, por causa do aumento dos casos da doença. Caxias registrou quatro episódios nas últimas semanas.

Na ação, metade das Unidades Básicas de Saúde da cidade funcionarão no dia 03 e, a outra metade, atenderá ao público no sábado seguinte, 10. Em ambas as datas, o horário de operação é das 10h às 14h. Não serão oferecidas vacinas contra a Covid-19 nos mutirões .

A vacina contra a meningite também está disponível durante a semana, em todos os postos de saúde do município.

Tu viu?

Tarifa de ônibus mais barata passa a valer em Rio Grande
Contratações, saídas e volta de emprestados: o mercado do Inter para 2023

Quem deve ser vacinar contra a meningite?

Todas as crianças de três meses a cinco anos incompletos devem tomar a vacina ACWY da campanha, independente de já terem tomado a vacina na rede particular. 

O que precisa levar para a vacinação?

É necessário apresentar Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinação

Vacinação contra a meningite em Caxias do Sul

Sábado 3/12Sábado 10/12De 2º a 6ª
Onde: UBSs Alvorada, Belo Horizonte, Centenário, Cinquentenário, Desvio Rizzo, Forqueta, Galópolis, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto, Planalto-Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Salgado Filho, Santa Fé, São Caetano, São José, São Leopoldo, São Victor Cohab, Vila Cristina, Vila Ipê e Vila Lobos.Onde: UBSs Ana Rech, Bela Vista, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cristo Redentor, Cristo Operário, Criúva, Cruzeiro, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Madureira, Sagrada Família, Santa Lúcia Cohab, Santa Lúcia do Piaí, São Ciro, São Vicente, Século XX, Serrano, Tijuca, Vila Oliva, Vila Seca.Onde: todas as UBSs.

Horário:das 10h às 14h.Horário: das 10h às 14h.

A meningite no Brasil

Até 30 de setembro deste ano, o País registrou 5.821 casos e 707 óbitos por meningite, conforme dados do Governo Federal. Esses dados correspondem a 84,6% dos casos, e 89% das mortes confirmadas no ano passado, quando o Brasil registrou 6.874 casos de meningite e 793 óbitos.

O que é meningite?

A meningite é uma infecção que atinge a membrana da meninge, responsável por revestir o cérebro e a medula espinhal. A doença dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo e provoca sintomas como dor de cabeça, na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. A meningite pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes.

A meningite meningocócica é uma das formas mais graves da doença. Ela pode deixar sequelas motoras ou cognitivas, além de causar cegueira, perda da audição e poder levar à morte.