Caso da doença de Aujeszky é registrado em São Gabriel

Um caso de suíno com teste positivo para a doença de Aujeszky foi registrado na cidade de São Gabriel, na Região Sudoeste do RS
Foto: Divulgação/Sec. Agricultura

Um caso de suíno com teste positivo para a doença de Aujeszky foi registrado na cidade de São Gabriel, na Região Sudoeste do RS. Conforme informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, trata-se de um criatório de subsistência, com um total de 46 animais, sendo que apenas um apresentou resultado positivo para a  doença. Os demais animais tiveram amostras coletadas e encaminhadas para a análise. Todos os animais da propriedade já foram abatidos, como determinam as regras para a doença.

A doença de Aujeszky não é registrada no Rio Grande do Sul desde 2003, quando focos foram  erradicados em Pinheirinho do Vale e Aratiba. Na ocasião, 27 mil suínos do Estado foram sacrificados por conta da enfermidade.

Tu viu?

R$ 500 milhões: Prêmio da Mega da Virada será o maior da história

Divórcios no RS caem cerca de 5% após fim do isolamento social

Além destas medidas, o Serviço Veterinário Oficial realizou a sorologia em suínos de 180 propriedades do entorno. Exames foram realizados em até cinco quilômetros do local onde foi diagnosticada a doença. As propriedades de contato e o fluxo de animais na região também estão sendo monitoradas. A doença deve ser reportada no relatório semestral enviado pelo Brasil à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Segundo o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa-RS), o caso da enfermidade registrada não deverá impactar o comércio internacional, uma vez que São Gabriel não possui granjas destinadas à exportação. Além  disso, o acordo bilateral com a Rússia prevê o isolamento apenas do município onde foi detectado o caso da doença. A entidade diz que o episódio reforça a importância das notificações dos produtores em caso de suspeitas, como o ocorrido em São Gabriel e desta forma é possível agir com celeridade e conter a doença para que não se espalhe para outras propriedades.

Conheça a doença de Aujezky

Conforme o Fundesa-RS, a enfermidade é causada por um vírus e pode acometer suínos domésticos, silvestres e asselvajados. A Doença de Aujeszky possui período de incubação, em geral de 2 a 6 dias, sendo que as manifestações clínicas dependem da faixa etária dos suínos acometidos, estado imune do rebanho, via de infecção e cepa viral, podendo provocar mortalidade de até 100%. 

Os principais sintomas acometem o sistema nervoso do animal, como tremores ou incoordenação das patas traseiras, podendo ter sintomas respiratórios ou febre, além da mortalidade. As vias de transmissão podem ser diretas (contato entre animais, secreções) ou indiretas (comedouros, equipamentos e trânsito de pessoas).