Divórcios no RS caem cerca de 5% após fim do isolamento social

O número de divórcios caiu quase 5% no Rio Grande do Sul em 2022 com relação ao ano passado, conforme dados do Cartório Notarial
Foto: Reprodução/Freepik

Os casamentos estão ganhando sobrevida no Brasil. O número de divórcios no país diminuiu 10% neste ano em relação a 2021, segundo pesquisa do Colégio Notarial do Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, o índice caiu quase 5% em 2022, comparado ao ano passado. Entre janeiro e novembro, foram 68,7 mil separações registradas nos cartórios de Notas de todo o País. É o menor número desde 2018.

Tu viu?

Lamborghini estaciona em duas vagas, dono responde e gera revolta na internet

Começa a valer em 60 dias a lei que proíbe consumo de álcool em locais públicos de Santa Maria

De acordo com o vice-presidente do Colégio Notarial, Eduardo Calais, o fim do isolamento social e a retomada das atividades podem estar entre os motivos para a queda nos divórcios em todo o Brasil. Em 2021, foram 76,6 mil divórcios nos cartórios, recorde na história brasileira. Com relação a 2020, primeiro ano da pandemia, a queda foi de 3,8%. Naquele ano, foram encerrados 71 mil casamentos.

Os divórcios realizados em cartório são consensuais, quando as partes têm acordo sobre os termos. Nesse caso, não é necessário passar por um juiz para oficializar o fim do casamento.

Divórcios no Rio Grande do Sul

A queda no número de divórcios realizados em cartórios de notas do Rio Grande do Sul chegou a quase 5% de janeiro até novembro deste ano. No levantamento realizado pelo portal GZH, foi comparado com o mesmo período em 2021. Em números absolutos, o site informa que foram 5.461 separações registradas nos primeiros 11 meses deste ano, sendo inferior aos 5.747 realizados no mesmo período no ano passado. 

Segundo o levantamento, de janeiro a novembro de 2019, último ano sem influência da pandemia, o território gaúcho registrou 5.789 divórcios. Em 2020, no mesmo período, foram 5.209.  “Observamos que o maior tempo dos casais em casa pode ter contribuído para o aumento dos divórcios, o que agora perde força com a volta à rotina e o fim desse isolamento” avaliou José Flávio Fischer, presidente do Colégio Notarial do Brasil no Rio Grande do Sul, ao portal GZH.