Aspirador robô grava mulher no banheiro e imagens vão parar na internet

Ao menos 15 imagens realizadas por um modelo de robô aspirador, da iRobot, foram divulgadas na internet sem autorização dos proprietários
Foto: Reprodução/Internet

Ao menos 15 imagens realizadas por um modelo de robô aspirador, da empresa iRobot, foram divulgadas na internet sem autorização dos proprietários. Conforme uma publicação da revista de tecnologia MIT Technology Review, registros foram feitos pelos aparelhos eletrodomésticos da linha Roomba. A fabricante entende que qualquer pessoa que teve alguma foto ou vídeo publicado em redes sociais concordou em deixar que fossem “vigiados” pelo dispositivo.

Tu viu?

Após liberação de recursos, PF retoma emissão de passaportes

Video: Fogo atinge chaminé de churrascaria em Porto Alegre

Em comunicado, a empresa informou que os robôs aspiradores foram entregues a “funcionários”, que assinaram documentos de consentimento de que eles estariam tendo suas imagens registradas e foram remunerados para isso, inclusive em vídeo, para fins de treinamento de inteligência artificial. A empresa afirma que os produtos eram “robôs de desenvolvimento”, ainda em fase de testes, com modificações de hardware e software que não estão e nunca estiveram disponíveis para compra”.

Fabricante do robô aspirador afirma que tudo faz parte de um teste

Em comunicado, a empresa disse que os aspiradores foram . A matéria da revista científica afirma, no entanto, que no ano de 2020, além de terem sido divulgadas no Facebook, as imagens também foram compartilhadas em fóruns na internet e grupos de discussão sobre games. 

A iRobot, confirma também que os dispositivos foram identificados com um adesivo verde brilhante com a mensagem “gravação de vídeo em andamento” e que era de responsabilidade dos funcionários a remoção de qualquer registro considerado inadequado em qualquer espaço em que o robô operasse. 

Foram publicadas imagens de uma mulher no banheiro. Conforme a revista, as outras fotos mostram quartos de casas ao redor do mundo, alguns ocupados por humanos, um por um cachorro. Móveis, decoração e objetos localizados no alto das paredes e tetos são contornados por caixas retangulares e acompanhados de rótulos como “tv”, “planta_ou_flor” e “luminária de teto”. A iRobot se recusou a disponibilizar os acordos de consentimento com os funcionários para a análise da revista MIT Technology Review.   

A empresa que produz o Roomba é o maior fornecedor mundial de aspiradores robóticos, adquirida pela Amazon por 1,7 bilhão de dólares.