ABF conquista título inédito da Série Ouro de futsal

Foto: Guilherme Krüger/ABF

O sábado (17) foi de emoção em quadra e de conhecer o campeão do estadual de futsal da Série Ouro em 2022. Pela primeira vez em sua história, a Associação Brasil de Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul, na região Sul do Estado, levantou o troféu de campeã da competição. A consagração do título, veio após a equipe lourenciana vencer em casa o, então atual campeão, Bento Gonçalves Futsal (BGF), no tempo normal, por 6 a 3 , e na prorrogação, por 4 a 0. 

Tu viu?

Torcedores argentinos viralizam em show na véspera da final da Copa; veja os vídeos
Croácia vence Marrocos e conquista o terceiro lugar na Copa do Mundo do Catar

O jogo

A ABF entrou em quadra para a partida de volta da final em situação mais complicada. A equipe precisava vencer no tempo normal por qualquer placar e, pelo menos, empatar na prorrogação para levar o título inédito. A combinação de resultados era necessária pois o time de São Lourenço perdeu na ida, em Bento Gonçalves, por 2 a 1.

O banho de água fria veio logo nos primeiros minutos, após o BGF abrir o placar, com gol de Nico. Nos minutos seguintes a ABF chegou a ensaiar uma reação, com Maurício Peres empatando para os donos da casa. Mas logo depois, Alex colocou os visitantes em vantagem novamente, levando o 2 a 1 para o intervalo.

Na etapa complementar a ABF passou a dominar a partida, empilhando gols em sequência, com destaque para o pivô Léo Jaques, goleador da Série Ouro com 18 gols. Natã Clei (2), Rafinha e Bed fecharam o jogo no tempo normal em 6 a 3.

Com a vitória em tempo normal da equipe de São Lourenço, a decisão do título da Série Ouro foi para a prorrogação. Embalada, a ABF seguiu no mesmo ritmo do segundo tempo de partida e aplicou 4 a 0 na BGF. Os gols foram marcados por Léo Jaques (2), Dieguinho e Kevin contra. Resultado que garantiu o título e a festa da torcida que lotou o Ginásio do Esporte Clube São Lourenço.

Caminho da ABF até o título

Mesmo chegando em desvantagem para a última partida da competição e a mais importante, o time de São Lourenço do Sul contava com um retrospecto importante dentro de casa. O fato de estar invicto diante de sua torcida serviu como incentivo a equipe.

De 15 jogos disputados, a equipe perdeu somente um na primeira fase e terminou a classificatória na terceira colocação na tabela, com 18 pontos em nove rodadas. A equipe também somou três empates e quatro derrotas, todas longe do Ginásio do Esporte Clube São Lourenço, contra UFSM Futsal (Santa Maria), São José (Cachoeira do Sul), União (São Sepé) e BGF.

O caminho no mata-mata foi mais difícil. Nas quartas de final, passou pelo São José, de Cachoeira do Sul, perdendo o jogo de ida e vencendo o de volta, disputado em seu ginásio. 

Nas semifinais, eliminou o União Independente, de São Sepé, após empatar em tempo normal o primeiro jogo e vencer na prorrogação. Já na partida de volta, perdeu no tempo regulamentar e venceu na prorrogação.