Cinco fatos sobre a vitória do Brasil na estreia da Copa

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira começou oficialmente a trajetória em busca de seu sexto título da Copa do Mundo. Diante da Sérvia, o Brasil conseguiu impor seu próprio ritmo sem ser ameaçado, saindo com a vitória de 2 a 0 e assumindo a liderança do Grupo G.  Se liga que a gente te deixa por dentro de tudo o que aconteceu no jogo.

Tu Viu:

Loteria americana paga US$ 284 milhões nesta sexta e é possível apostar do Brasil

Richarlison descreve espera de exame que o colocou na Copa: “Dia mais demorado da minha vida”

Escalação inédita

Para aumentar ainda mais a tensão que uma partida de estreia em Copa do Mundo pode ter, o técnico Tite levou para campo uma escalação que nunca havia testado antes. Com Vinícius Jr. de ponta, Lucas Paquetá foi recuado para a função de segundo volante colocando Fred, que vinha jogando com mais frequência, no banco. 

Assim, o Brasil entrou em campo com quatro homens de frente (Vini Jr, Neymar, Raphinha e Richarlison). A escalação chegou a ser questionada pelo técnico sérvio Dragan Stojković , que ironizou a quantidade de atacantes na coletiva às vesperas da partida: “Quem vai defender?”. Agora ele já descobriu.

Primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos de jogo foram de tensão. Com as duas equipes se estudando, a primeira etapa acabou sendo meio morna, com apenas dois chutes no gol (ambos do Brasil). Mesmo com 0 a 0 no placar, a Seleção Brasileira já se apresentava melhor na partida, tendo a melhor oportunidade em uma roubada de bola de Raphinha, que ficou cara a cara com o goleiro sérvio.

R9 agora é de Richarlison

Muito se falava sobre a Seleção Brasileira não ter alternativas para a posição de centroavante do nível necessário. Quem pensava isso provavelmente acabou mudando de ideia após a bela atuação de Richarlison em sua estreia em Copas. 

O atacante foi responsável pelos dois gols do Brasil. O primeio, aproveitando o rebote do goleiro Vanja Milinković-Savić após uma finalização de Vini no canto esquerdo, mas foi segundo o que mais impressionou. Ao receber um cruzamento, o camisa 9 da seleção dominou do peito, girou e, sem deixar a bola cair no chão, deu um voleio sem chance alguma de defesa. Golaço, que garantiu o prêmio de “melhor do jogo” para o homem.

Neymar lesionado

Nem tudo são flores. Enquanto o Brasil garantia seus primeiros três pontos na fase de Grupos, Tite ganhou uma preocupação para o restante da competição. Neymar deixou o campo aos 80 minutos de jogo, após sentir uma entorse no tornozelo direito.

O camisa 10 foi substituído e logo começou começou o tratamento com gelo quando foi para o banco de reservas. Nas imagens, foi possível ver o jogador chorando de preocupação.

O lateral-direito Danilo também teve uma entorse confirmada, considerada mais leve, de forma que não preocupa a comissão técnica.

Deixa os guris brincarem!

Na reta final do jogo, com o resultado de 2 a 0 e uma Sérvia que não atacava, Tite aproveitou os minutos restantes para colocar alguns dos jogadores mais jovens que estavam no banco. A partir dos 76 minutos, o treinador brasileiro colcocou Rodrygo (21), Antony (22) e Gabriel Martinelli (21), que conseguiram manter a superioridade da Seleção. Mesmo com pouco minutos, os meninos se saíram bem, sendo elogiados pelo volante Casimiro ao final do jogo: “Não podemos deixar de elogiar a galera que entrou. Foi um espetáculo. É complicado, porque os jogadores que estão em campo jogam muito, mas todos que estão entrando estão correspondendo à altura.”

Brasil na liderança

Com a vitória sobre a Sérvia, a Seleção agora lidera o Grupo G, empatado em pontos com a Suíça (porém com maior saldo de gols). A seleção europeia garantiu seus três pontos no confronto desta quinta-feira de manhã, quando venceu a seleção de Camarões pelo placar de 1 a 0.

Em uma partida equilibrada, o destaque ficou para Breel Embolo, atacante que marcou o único gol da partida. Naturalizado suíço, o jogador nasceu no país africano e não comemorou o gol que fez sobre a seleção de sua terra natal.