Porto Alegre inaugura casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Porto Alegre ganha casa de acolhimento para vítimas de violência
(Créditos: Pedro Piegas/PMPA)

Porto Alegre agora conta com uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência, com atendimento 24 horas. Além de servir como casa de passagem, os serviços da Casa Betânia abrangerão, ainda, atividades para exercitar a autonomia e recuperar a autoestima das vítimas.

O endereço é sigiloso, para a segurança das abrigadas. Já os encaminhamentos de vítimas serão feitos pela Delegacia da Mulher e pelo Centro de Referência e Atendimento da Mulher.

A Coordenadoria da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) é responsável pelo local, que terá a gestão da Organização Social Civil Centro Social Gianelli. A abertura da Casa Betânia dá início às atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional que começou em 25 de novembro, e vai até 10 de dezembro.

De janeiro de 2022, até agora, o Rio Grande do Sul registrou 41.621 casos de violência contra a mulher, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Desse total, 6.534 foram em Porto Alegre.

Tu viu?

Invasor de campo do Catar também protestou em jogo da Copa no Brasil em 2014
Pizza com erva-mate, moranga e pinhão como prato típico de Porto Alegre

As mulheres não estão sozinhas

De acordo com a prefeitura, a ideia é que a casa seja parte de um conjunto de ferramentas para não deixar nenhuma mulher vítima de violência sem atendimento.

“As mulheres de Porto Alegre não estão sozinhas, há toda uma rede que dá apoio em diversos casos, além de um acolhimento de verdade, feito a partir do entendimento da real necessidade de cada mulher”, destacou Fernanda Mendes Ribeiro, coordenadora dos Direitos das Mulheres de POA.

Canais de denúncia

CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – (51) 3289 – 5110

Delegacia da Mulher de Porto Alegre: (51) 3288 – 2673 ou (51) 3288 – 2173

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180

Defensoria Pública (Núcleo Especializado de Atendimento às Mulheres Vitimas de Violência Doméstica e Familiar): (51) 3225 – 0777

Brigada Militar – 190