Lázaro Ramos é atração na Feira do Livro da Capital

Lázaro Ramos vai participar de sessão de autógrafos e bate-papo na Feira do Livro de Porto Alegre neste domingo (6)

Ator, diretor de cinema e também escritor, Lázaro Ramos estará presente na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano. Ele lançou recentemente o livro Medida Provisória: Diário do Diretor, que conta os bastidores sobre seu primeiro trabalho atrás das câmeras. Por isso, o baiano de 44 anos vai participar de uma sessão de autógrafos e um bate papo neste domingo (6). 

Tu viu?

Lázaro decidiu trazer às páginas do livro o que acontece por trás das câmeras, narrados em primeira pessoa, já na sua primeira obra cinematográfica. Na publicação da Editora Cobogó, ele compartilha com leitores os desafios e as escolhas criativas no processo de desenvolvimento do projeto, desde que conheceu a peça Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, e decidiu adaptá-la para o cinema.

Bate-papo com Lázaro Ramos na Feira do Livro

Ator indicado ao Emmy em 2007, Lázaro Ramos também participa de um bate-papo, marcado para às 16h, no Teatro Carlos Urbim. O encontro será mediado pelo autor Alê Garcia, que figura na lista da Forbes como um dos 20 creators negros mais inovadores do País. No painel, o ator trará bastidores do desafio de dirigir um longa e sobre o propósito social e cultural que o filme carrega. 

Conforme a organização da Feira, este evento requer retirada de senha para acesso. Elas são distribuídas no próprio dia do evento, a partir das 12h30, no Balcão de Informações da Feira.

Lázaro é o Homem do Ano do Cinema

Nesta quinta-feira (3), Lázaro Ramos recebeu o prêmio Men of the Year 2022. A premiação da revista GQ Brasil elegeu o ator e diretor como o Homem do Ano no Cinema. “Acho que até fui indelicado nos outros anos porque, se estou aqui, é porque nunca estou sozinho, é pelos coletivos, as pessoas que estão comigo. “Medida Provisória” pertence a muita gente, uma equipe que integrou esse movimento forte contra o racismo. eu pensei em desistir, esse filme foi perseguido, sofreu boicote, acusado de ser irrelevante, mas as pessoas ao meu lado não desistiram. E a gente se une, inclusive, atrás de um Brasil melhor” disse o ator ao receber o prêmio.

Lázaro Ramos na Feira do Livro: Como é o filme?

Aclamado em festivais nacionais e internacionais, o longa Medida Provisória estreou em abril nos cinemas brasileiros. O filme trata de um futuro distópico em que o governo brasileiro decretou uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O parlamento, então, aprovara uma medida que obrigaria os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às suas origens. Atualmente o filme está disponível apenas em streaming: Na Globoplay e para locação na Apple TV e Youtube Filmes.

Acesse a programação completa da Feira do Livro de Porto Alegre aqui no site.