Jogadoras do Grêmio relatam racismo no Beira-Rio e clube emite comunicado

Jogadoras do Grêmio relataram ofensas raciais na primeira partida da final do Gauchão, no Beira-Rio

A primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho Feminino entre Internacional e Grêmio, nesta quarta-feira (2), foi marcada por mais uma denúncia de racismo no futebol brasileiro. No jogo disputado no Beira-Rio, ao menos cinco jogadoras gremistas acusaram um torcedor colorado de proferir ofensas raciais ainda no primeiro tempo. O relato de racismo no Beira-Rio agora é caso de polícia.

Tu viu?

Conforme as atletas do Grêmio, o homem acusado falou “Tô precisando de um espanador em casa”, em alusão ao cabelo da atleta, e “macaca”, para a atacante Luany, de 19 anos. Após a partida, o torcedor foi identificado e levado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim), localizado no estádio Beira-Rio. As jogadoras também foram até o local para registrar a ocorrência. 

No Jecrim, o filho do acusado afirmou que seu pai não era o autor das ofensas, pois tinha a voz rouca e não conseguiria gritar. Além disso, os seguranças do estádio confirmaram que o homem apontado não proferiu falas racistas. O caso será investigado pela Polícia Civil e as câmeras de segurança do Beira-Rio serão utilizadas para buscar provas. 

Racismo no Beira-Rio: O que diz a súmula do jogo

O árbitro Matheus Souza Costa (RS), relatou na súmula, divulgada nesta quinta-feira (3), que foi informado do acontecimento pelo delegado da partida ao final do jogo. No documento, ele detalha que “ATLETAS DO GRÊMIO INFORMARAM TEREM SIDO VÍTIMAS DE INJÚRIA RACIAL AO DEIXAREM O CAMPO DE JOGO” e que “AS ATLETAS,TESTEMUNHAS E SUSPEITOS FORAM CONDUZIDOS AO POSTO POLICIAL DO ESTÁDIO ONDE FOI LAVRADO BOLETIM DE OCORRÊNCIA”.  Agora o caso vai seguir para investigação, sob responsabilidade da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.

Grêmio emite comunicado sobre o caso de racismo no Beira-Rio

Nesta quinta-feira (3), o Grêmio publicou um comunicado sobre o caso no site oficial do clube. Confira o texto na íntegra:

Em face à nova manifestação de racismo, desta vez, contra atletas da equipe feminina de futebol, ocorrido na partida desta manhã, no Estádio Beira-Rio, por parte de um torcedor adversário, o Grêmio, o “Clube de Todos”, vem a público demonstrar total repúdio e indignação com práticas recorrentes que atentam contra a dignidade de nossos profissionais e os valores enaltecidos por essa instituição. Às atletas Luany, Brito e Paixão, prestamos apoio incondicional e a certeza de que providências serão tomadas.

Informamos que as jogadoras  já registraram Boletim de Ocorrência (BO), junto ao Jecrim, e que o Clube estará vigilante nas medidas a serem tomadas pelos órgão competentes, a fim de que atos racistas como os que foram testemunhados nesta manhã, sejam definitivamente banidos do ambiente do futebol e de nossa sociedade como um todo.