Kleiton e Kledir recebem a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do RS

Kleiton e Kledir recebem Medalha do Mérito Farroupilha da AL-RS
Crédito: Assembleia Legislativa do RS/ Divulgação

A dupla pelotense Kleiton e Kledir recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, pela sólida carreira e contribuição cultural ao Rio Grande do Sul. A homenagem, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, é a mais alta honraria que o parlamento gaúcho pode conceder a alguém.

A cerimônia ocorreu na quarta-feira (22), no Salão Júlio de Castilhos, na sede da entidade, em Porto Alegre. A insígnia foi entregue pelo presidente, deputado Valdeci Oliveira, e pelo deputado que propôs a homenagem, Fernando Marroni.

Tu viu?

Prefeito de Lajeado do Bugre é assassinado dentro do gabinete
Vinicius Junior será titular na estreia do Brasil na Copa; veja a escalação

Na ocasião, Kleiton agradeceu o carinho e destacou a importância de sua família, que proporcionou que a educação e a arte sempre estivessem presentes em sua vida. O músico lembrou, ainda, que a dupla teve o desafio de inovar na música popular, não desistiram, e conseguiram construir uma carreira sólida.

Kledir, por sua vez, afirmou que a dupla não faz esse trabalho para receber homenagens, mas elas são sempre bem-vindas. Citou, emocionado, o amigo Bebeto Alves, que faleceu recentemente e, destacou a importância da família, dos amigos, artistas e fãs.

“Vou guardar com carinho essa medalha, que é um incentivo para que a gente continue produzindo cada vez mais. Espero que também sirva de incentivo para essa gurizada que já está brilhando no cenário artístico do Rio Grande do Sul”, declarou.

Kleiton e Kledir

A dupla surgiu após a dissolução da banda Almôndegas, formada com mais três amigos, nos anos 70. O primeiro disco, lançado em 1980, teve sucesso instantâneo e lotou shows por todo o País.

Relembre sucessos dos Almôndegas

Kleiton e Kledir têm dez álbuns de estúdio lançados, em mais de 40 anos de trajetória. Além disso, compuseram canções que ficaram famosas nas vozes de artistas como Simone, Nara Leão, Caetano Veloso, Nenhum de Nós, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo, Belchior e Emílio Santiago.

Eles levaram o troféu de melhor álbum no Prêmio da Música Brasileira duas vezes, e foram homenageados, em 2002, no desfile de escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola Caprichosos de Pilares desfilou com um enredo inspirado na canção “Deu pra Ti”.

Ouça o samba

Relembre alguns sucessos de Kleiton e Kledir

Medalha do Mérito Farroupilha

Criada em 1995, a condecoração é conferida a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Entre as pessoas que já receberam a homenagem estão o jornalista Juremir Machado da Silva, a presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Maira Caleffi, a professora e pesquisadora Ruth Maria Chitto Gauer, e o ex- jogador do Internacional, D´Alessandro.

O cantor, ator e compositor Seu Jorge também receberá a homenagem. A concessão da Medalha foi aprovada, por unanimidade, no dia 8 de novembro. A iniciativa partiu da deputada Luciana Genro, que propôs entregar a mais alta honraria após o caso de ofensas racistas durante durante um show no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A cerimônia de entrega ainda não tem data para acontecer.