IPTU de Porto Alegre terá desconto de até 5% e novo prazo para pagamento

Foto: Alex Rocha/PMPA

______________________________________________

Um novo ano se aproxima e com ele os inevitáveis boletos. Um dos impostos que já está batendo na porta é o IPTU. Ontem (22) a prefeitura de Porto Alegre anunciou desconto fixo de 5% para quitação em cota única do imposto, além de uma nova data-limite para o pagamento com desconto, que passa a 8 de fevereiro. Aqueles que optarem por parcelar não terão a redução no valor.

As guias de pagamento não serão mais enviadas pelos Correios, sendo disponibilizadas diretamente no site da prefeitura ou através do e-mail, no caso de pessoas que se cadastrarem na plataforma do executivo. O documento estará disponível para pagamento a partir de 2 de janeiro de 2023 e não será mais possível antecipação. Já o pagamento em 10 parcelas poderá ser efetuado a partir de 8 de março.

Tu viu?

Covid-19: Nova subvariante é detectada no RS e Anvisa retoma obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos 
Com escalação inédita, Tite define titulares para estreia da Seleção contra a Sérvia

As modalidades de descontos

Pessoas físicas terão descontos que variam entre 5% fixos para pagamento em cota única; 3% para quem estiver em dia com o fisco municipal, ou seja, com imóvel sem débitos; e até 3% para aqueles que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital (de uma a seis notas fiscais: 1% de desconto; de sete a 18 notas fiscais: 2% de desconto; acima de 18 notas fiscais: 3% de desconto)

Pessoas jurídicas também possuem desconto em caso de pagamento em cota única, com 5% fixo ou 4% para quem estiver em dia com o fisco municipal.