Nobel de Química 2022 premia descobertas que contribuem para o tratamento contra o câncer

Nobel de Química 2022 premia estudos sobre conexão molecular
O Prêmio Nobel de Química existe desde 1901. (Imagem: The Nobel Prize/Divulgação)

Os americanos Carolyn R. Bertozzi e K. Barry Sharpless, e o dinamarquês Morten Meldal, são os ganhadores do Prêmio Nobel de Química 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (05), pela Academia Real das Ciências da Suécia. Eles dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 4,8 milhões.

Leia também
Nobel de Física 2022 premia descobertas sobre mecânica quântica
Itália pede extradição do ex-jogador Robinho, condenado por estupro no país
Campeões de votos: Veja os candidatos mais votados em Porto Alegre

Os cientistas desenvolveram uma ferramenta para construção de moléculas com o “desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal”. Não. A gente também não sabe exatamente o que isso significa mas, o comitê do Nobel explicou que, na prática, o estudo possibilita que tratamentos conta o câncer possam ser mais direcionados. E isso, sim, é muito bom!

Assista ao anúncio dos vencedores do Nobel de Física 2022

A descoberta

A chamada “Química do Clique“, criada por dois dos pesquisadores premiados, é capaz de construir e conectar blocos moleculares de forma rápida e eficiente. Já o terceiro cientista ganhador do Nobel,  o americano K. Barry Sharpless, foi capaz de aplicar o princípio descoberto em organismos vivos, sem alterar a química natural das células. Estudos nesse campo contribuem para o desenvolvimento de remédios e no mapeamento de DNA porque tornam processos químicos complexos mais fáceis.

Imediatamente após o anúncio, o professor e membro do comitê do Prêmio Nobel, Olof Ramström, foi entrevistado e associou a descoberta dos cientistas premiados aos blocos de Lego.

“Os métodos para conectar moléculas são essencialmente os mesmo que você usa para construir Legos”, explicou à jornalista Sharon Jåma.

Na química das reações bioortogonais – que a gente não vai tentar explicar – os cientistas vêem potencial para avanços na busca por medicamentos capazes de combater  o câncer.

Os ganhadores 2022

A americana Carolyn R. Bertozzi nasceu em 1966 nos Estados Unidos e é doutora pela Universidade da Califórnia. Até o momento, é a única mulher a ser premiada com um Nobel em 2022. Apenas 8 mulheres na historia do Nobel de Química ganharam o prêmio.

O dinamarquês Morten Meldal nasceu em 1954 na Dinamarca. O cientista é doutor pela Universidade Técnica da Dinamarca e também leciona na Universidade de Copenhague, também na Dinamarca.

O americano Barry Sharpless nasceu em 1941 nos Estados Unidos. É doutor pela Universidade de Stanford (EUA). Sharpless está sendo premiado pela segunda vez. Em 2001, o pesquisador ganhou seu primeiro Nobel de Química por outro trabalho na mesma área.  Apenas ele e o cientista Frederick Sanger conseguiram a façanha de ganhar o prêmio duas vezes.

O Nobel de Química

O Prêmio Nobel de Química existe desde 1901. Alfred Nobel, idealizador do prêmio, e inventor da dinamite, destinou a maior parte da sua fortuna para a criação de reconhecimentos nas áreas da física, da química, da medicina, da literatura e da paz. 114 láureas de Química já foram concedidas.

O ganhador mais jovem tinha apenas 35 anos. Frédéric Joliot ganhou a láurea em 1935. Já o mais velho, 97 anos. John B. Goodenough é o laureado mais idoso da história do prêmio.