Itália pede extradição do ex-jogador Robinho, condenado por estupro no país

Robinho condenado tem pedido de extradição
Robinho nunca falou publicamente sobre o assunto. (Imagem: Reprodução/Facebook)

A Justiça da Itália pediu a extradição do ex-jogador Robinho, após o atacante ser condenado por estupro. A informação foi divulgada pela agência de notícias italiana ANSA, nesta terça-feira (04). Conforme a agência, o Ministério Público de Milão, cidade italiana onde ocorreu o caso, já foi notificado sobre o envio da solicitação de extradição às autoridades brasileiras. Em 19 de janeiro deste ano, a Suprema Corte da Itália confirmou a condenação de Robinho, e seu amigo Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual, esgotando as possibilidades de recurso.

Leia Também
Nobel de Física 2022 premia descobertas sobre mecânica quântica
Ex-jogadores, comunicadores e famosos: quem não conseguiu se eleger em 2022?
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições presidenciais

O Caso

O crime ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, na Itália. Uma jovem albanesa, à época com 22 anos, afirma ter sido estuprada pelo jogador e mais cinco amigos dele, enquanto estava inconsciente. Conforme a reconstrução feita pelo Ministério Público italiano, após incentivarem a jovem a consumir grande quantidade de bebidas alcoólicas, o grupo a levou para um camarim da boate onde praticou “múltiplas e consecutivas relações sexuais com ela.” Os outros quatro envolvidos não foram rastreados pela Justiça da Itália e, por isso, não foram processados.

E ele pode ser extraditado?

Não. A Constituição brasileira não permite a extradição de brasileiros natos. Entretanto, a Justiça italiana pode pedir que a pena seja cumprida no sistema prisional do Brasil. Ainda assim, é difícil que aconteça, já que se trata de uma condenação estrangeira.

Pelo Código Penal brasileiro, uma sentença proferida em outro país só pode ser aplicada no Brasil através de homologação, para efeitos de tratado, e em caso de reparação de danos. Contudo, com um mandado de prisão internacional em aberto, Robinho e Falco podem ser presos, caso viajem para nações que tenham acordos de extradição com a Itália.

Sumido

Com 38 anos, Robinho adota uma postura discreta após o escândalo, e nunca falou publicamente sobre o assunto. O atacante jogou pela última vez em 2020, quando defendia o Istanbul Basaksehir, da Turquia. O Santos chegou a anunciá-lo no clube no mesmo ano, mas, com a repercussão do caso junto à torcida, o time desistiu do contrato.