Nobel de Física 2022 premia descobertas sobre mecânica quântica

Francês, americano e austríaco vencem Nobel de Física de 2022
Ganhadores do Nobel de Física de 2022. (Foto: The Nobel Prize/Divulgação)

O francês Alain Aspect, o americano John F. Clauser e o austríaco Anton Zeilinger são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2022. O anúncio foi feito nesta terça (04) pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os três cientistas fizeram descobertas no campo da mecânica quântica, campo que estuda como se comportam partículas minúsculas como átomos, elétrons e fótons.

Leia também
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições presidenciais
Campeões de votos: Veja os candidatos mais votados em Porto Alegre
Atleta da Sogipa perde final da principal competição de tênis de mesa do Brasil, mas segue líder no ranking nacional

Segundo o comitê do Nobel, as descobertas premiadas lançam as bases para uma nova era da tecnologia quântica, utilizada principalmente para a computação. Os ganhadores dividirão 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 4,8 milhões.

A láurea em Medicina foi  anunciada ontem (3), para o sueco Svante Pääbo. O cientista explicou as diferenças genéticas que distinguem os seres humanos vivos dos ancestrais já extintos, e deu origem ao campo científico chamado de paleogenética. Até a próxima segunda-feira (10), a Academia Sueca anuncia os prêmios em Química, Literatura, Paz e Economia.

Assista ao anúncio dos vencedores do Nobel de Física 2022

A descoberta

Os experimentos utilizam a Teoria do Entrelaçamento Quântico, no qual duas partículas, menores que átomos, se comportam como se fossem uma única unidade, mesmo quando estão muito distantes para serem afetadas. Nesse contexto “emaranhado”, tudo o que ocorre com uma das partes, determina o que acontece com a outra. Em entrevista ao Portal G1, o professor de física, e membro da Real Academia Sueca de Ciências, Ulf Danielsson, afirmou que o fenômeno descoberto desafia as leis da física clássica.

Os estudos demonstram potencial tecnológico para investigar e controlar essas partículas em estados emaranhados. Na prática, as pesquisas serão úteis para a criação de supercomputadores  e de sistemas de telecomunicações impossíveis de hackear. 

Os ganhadores

O francês Alain Aspect  é professor na Université Paris-Saclay e na École Polytechnique, Palaiseau, na França. O cientista é doutor pela Universidade Paris-Sud, em Orsay, na França.

O americano John F. Clauser  é físico pesquisador no centro de pesquisa J.F. Clauser & Assoc. nos Estados Unidos. O californiano é doutor pela Columbia University, de Nova York.

O austríaco Anton Zeilinger é professor na Universidade de Viena, mesma instituição que concedeu a ele o título de doutor.

O Nobel de Física

O Prêmio Nobel de Física existe desde 1901 e,  foi criado pelo químico e empresário sueco Alfred Nobel. Inventor da dinamite, ele destinou a maior parte da sua fortuna para a criação de reconhecimentos nas áreas da física, da química, da medicina, da literatura e da paz. 118 láureas de Física já foram concedidas. Quatro delas foram destinadas a mulheres: Marie Curie, em 1903, Maria Goeppert-Mayer, em 1963, Donna Strickland, em 2018, e Andrea Ghez em 2020.