Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador pelo RS

General Hamilton Mourão é eleito senador
Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo RS (Imagem: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Hamilton Mourão está eleito para o Senado pelo RS. O candidato do Republicanos assume, em 2023, a vaga atualmente ocupada por Lasier Martins, do Podemos. Com 100% das urnas apuradas, o general foi o primeiro colocado com 2.553.270 votos, o equivalente a 44% do total apurado nas urnas. Olívio Dutra (PT) foi o segundo mais votado, com 37% dos votos, seguido por Ana Amélia (PSD), escolha de 948.823 eleitores. Os suplentes de Mourão são Liziane Bayer e Coronel Andreuzza, ambos do partido Republicanos.  

Leia também: 
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições presidenciais
Campeões de votos: Veja os candidatos mais votados em Porto Alegre 
Gustavo Victorino (Republicanos) é o deputado estadual mais votado do RS

Após a confirmação da vitória,  Mourão disse estar emocionado e agradeceu aos eleitores pelos votos.

 “Eu quero agradecer ao povo do Rio Grande do Sul, que entendeu as minhas propostas e me deu a honra de representar no Senado, ” declarou.

Antônio Hamilton Martins Mourão é natural de Porto Alegre e tem 69 anos.  Oficial de carreira do Exército, com formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), chegou à patente de general quatro estrelas.  Ao longo da trajetória militar, Mourão serviu em países como Angola e Venezuela, além de cidades como São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia, Ijuí, no Noroeste do Estado e a capital Porto Alegre. É graduado em Ciências Militares.

Em 2018, ano em que entrou pra reserva, se filiou ao PRTB e fez parte, como vice-presidente, da chapa de Jair Bolsonaro, eleita para a Presidência da República, naquele ano, com  55,1% dos votos.

 

Confira os votos de cada um dos oito candidatos ao Senado Federal: 

Ana Amélia (PSD) – 948.823 (16,45%)

Fabiana Sanguiné (PSTU) – 9.194 (0,16%)

Hamilton Mourão (Republicanos) – 2.553.270 (44,26%)

Maristela Zanotto (PSC) – 16.944 (0,29%)

Olívio Dutra (PT) – 2.173.990 (37,69%)

Paulo Rosa (DC) – 2.030 (0,04%)

Professor Nado (Avante) – 33.327 (0,58%)

Sanny Figueiredo (PSB) – 30.914 (0,54%)

O que faz um senador da República? 

O Senado faz parte do poder legislativo junto com a Câmara dos Deputados. É o órgão que representa os Estados no Congresso Nacional.  Os senadores são responsáveis pela elaboração de leis, e pela fiscalização dos atos do Executivo Federal. Eles analisam e votam o orçamento da União, deliberam sobre medidas provisórias do governo, e avaliam os indicados ao Supremo Tribunal Federal, à Procuradoria-Geral da República, e ao Banco Central. O Brasil tem 81 senadores, três por unidade da federação. A cada eleição, uma parte das cadeiras é renovada. Nas eleições 2022, apenas um terço dos parlamentares será renovado, ou seja, um novo senador por estado.