Gustavo Victorino (Republicanos) é o deputado estadual mais votado do RS

Gustavo Victorino é o deputado estadual mais votado do RS
Gustavo Victorino foi o deputado estadual mais votado do RS. (Imagem: Divulgação)

Com 112.920 votos, Gustavo Victorino (Republicanos) foi o deputado estadual mais votado do RS, neste domingo (02). O advogado e jornalista é um dos apresentadores do programa Atualidades Pampa, na Rede Pampa de TV, é natural de Porto Alegre.

“Sempre que você entra numa eleição, você tem a expectativa de uma vitória, ninguém entra pra perder. Confesso que tinha uma expectativa boa em relação a eleição, mas não imaginava ser o mais votado. Pra mim foi uma surpresa, 112.620 votos foi uma marca pra mim muito significativa”, disse após o resultado da votação.

Aos 66 anos, Victorino disputou sua primeira eleição neste ano.

Leia também:
Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador pelo RS
Veja os deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Sul 
Onyx (PL) e Eduardo Leite (PSDB) disputam o segundo turno para o Piratini

O que faz um deputado estadual?

Deputados estaduais são os representantes da população na Assembleia Legislativa de cada estado. A elaboração das leis relacionadas ao território estadual, como criar ou alterar tributos, é uma das responsabilidades do parlamentar. Eles também podem legislar sobre o funcionamento de instituições como a Polícia Civil e o Ministério Público, além de ter o dever de fiscalizar o trabalho do governo estadual.

Cada estado tem de 24 a 94 deputados estaduais. A quantidade varia conforme o número de eleitores, e a representação na Câmara dos Deputados. Atualmente, São Paulo é a unidade federativa que mais elege para o cargo, com 94 vagas.