Ein Prost! Tem oktoberfest pra todos os gostos no RS

Uma das festas mais famosas do mundo, a Oktoberfest, de origem alemã, que já acontece tradicionalmente nas cidades do vales do Paranhana e do Rio Pardo, aos poucos vai fincando raízes também na região metropolitana. Nesse final de semana, vai ter chope, comida e cultura germânica em todos os cantos do Estado. Tem evento para todos os gostos. Na beira do rio, nas ruas da cidade, com joelho de porco ou pão com linguiça, não vai faltar motivo para tomar um chope cremoso nos próximos dias. Confira aqui uma lista com os principais eventos que selecionamos pra ti.  

Lê isso aqui também:

Festa de rua no centro

O sábado vai ter festa de rua no estilo alemão, no centro da capital gaúcha. A Rua Coronel Genuíno será fechada para receber a Oktober da Firma, das 16h às 22h. O som fica por conta da Neue Djs, JPEG e Hermel Mariana. Além do som, o evento terá bancas de comida de rua, do cardápio do Firma Bar, chope e drinks na torneira. O destaque é o chopinho em dose dupla até às 18h.
Preocupado com o lixo gerado e em ajudar o próximo, o Firma Bar vai disponibilizar um eco copo. Basta levar 2kg de alimento de alimentos não perecível, para ajudar a Ong Coletivo do Morro da Cruz, que leva um copo para tomar a sua bebida. Eles também serão vendidos por R$ 10.

Cultura alemã na Orla do Guaíba

Alexandre Portuguez/PMPA

Pela primeira vez, uma Oktoberfest será realizada na nova Orla do Guaíba, em Porto Alegre. O evento vai ocorrer no sábado (22) e domingo (23), terá muita comida típica, e claro, muito chopp. Cerca de 50 mil pessoas são aguardadas em cada dia de festa, que é aberta e gratuita, das 14h às 20h.
Bandas como Alles Gute, Orquestra Família Eichelberger, Goela Seca, Alles Gute, Reserva e o DJ Lê Araújo serão as atrações. Elas se dividem em dois palcos colocados no trecho 1 da orla, um próximo ao 360 Gastrobar e outro perto ao deque 4. Além disso, o evento conta com apresentações de danças típicas.
Para o rango, terá pratos típicos como linguiça artesanal, joelho de porco, pão com linguiça, sanduíche de pernil, strudell, pretzel, cucas e outras variedades da cozinha alemã.
A bebida vendida no evento fica sob responsabilidade das cervejarias Bender, Imigração, e a Al Capone, que já possui um quiosque no local.

Zé Neto & Cristiano e Vera Loca em Igrejinha

Até domingo (23), a Oktober de Igrejinha vai contagiar o Parque de Eventos Almiro Grings, com muito chope, cultura e gastronomia alemã. A festa é solidária e realizada por voluntários, assim o resultado de cada edição é repassado para entidades da região. O local oferece infraestrutura completa, com 15 mil metros de área coberta e pátio pavimentado. Nesta sexta-feira (21), o palco do ginásio recebe bandas locais de diferentes estilos, como Banda Moogee, Naye, Giácomo Velasques, entre outros. A atração do palco principal será o show da dupla Diego & Victor Hugo, que iniciará à meia-noite. Na madrugada, o público poderá aproveitar a música eletrônica da E-Oktober.
O sábado (22) da Oktober de Igrejinha começa ao meio-dia, conta com diversas apresentações culturais, jogos germânicos, e a entrada é franca até às 16h30. O show da noite será com a banda gaúcha de rock Vera Loca, às 18h. Entre as atrações musicais do dia estão: Banda Típica Real Madrid, Banda Brilha Som, MC Kekel, DJ Ariel B, Orquestra Os Montanari entre outros.
No domingo (23), último dia de evento, os portões do Parque abrem às 10h, com entrada franca até às 12h. Além dos jogos germânicos, apresentações culturais e folclóricas, a festa conta com uma grande atração nacional. Às 20h, será a vez da dupla Zé Neto & Cristiano subir ao palco principal. A programação completa para o fim de semana em Igrejinha tu confere aqui no site oficial.

Oktober em família no 4º Distrito

A Oktober do Seu Geraldo vai reunir os bares parceiros para fechar a rua e fazer muita festa com a família neste domingo (23). Dentro da programação estão brincadeiras infantis, shows itinerantes pelas ruas, programação dentro dos bares participantes, e a famosa competição de chopp a metro. A organização promete mais de 100 torneiras de 8 cervejarias, das 14h às 22h.
Cubo Cervejaria, 4Beer, Jardim São Geraldo e Nosso Tap Room são responsáveis pelo evento.

Chope duplo em Gravataí

As condições climáticas atrapalharam os planos para esta sexta-feira (21), quando seria realizado o evento, mas o Bar Anexo 101, em Gravataí, confirmou a programação para este sábado (22). A festa vai ter música tradicional alemã e show ao vivo com a banda Califa Surf Band. Além disso, tem rodada dupla de chope Alcapone das 16h às 18h, e copo personalizado à venda no local. O evento conta com a parceria, e o cardápio, dos vizinhos do 94Mil Restobar e Grano Pizzeria.