Fazendeiros da Nova Zelândia reprovam imposto sobre o gás metano produzido pelo gado

Aquecimento global: Nova Zelândia propõe imposto sobre metano
Imagem de nikitabuida no Freepik

Fazendeiros da Nova Zelândia se manifestaram sobre o imposto que pretende cobrar pelas emissões de metano no país. O governo propôs a taxação do gás, produzido naturalmente pelo gado, para estimular a redução de gases poluentes na atmosfera e combater o aquecimento global. O país tem cinco milhões de habitantes e cerca de 10 milhões de bovinos, além de 26 milhões de ovinos. O projeto faz parte do acordo de redução de 30% da produção de metano, assinado pela Nova Zelândia, junto com outros cem países, no ano passado, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Glasgow.

Leia Mais

Os gases liberados, pelas mais de 6 milhões de vacas da Nova Zelândia, estão entre os principais problemas ambientais do país. Dessa maneira, de acordo com a proposta, elaborada por representantes do governo e da comunidade agrícola, pecuaristas terão que pagar por suas emissões a partir de 2025.

A agricultura, responsável por quase metade dos gases de efeito estufa no país, será incentivada a reduzir a produção de metano através de aditivos alimentares, além do plantio de árvores nas fazendas, como forma de compensação. Economistas consideram o projeto a maior intervenção regulatória, desde a remoção dos subsídios agrícolas, na década de 1980.

De acordo com o governo, o dinheiro arrecadado será investido em desenvolvimento, serviços de consultoria para agricultores e pesquisa. A decisão final sobre o imposto está prevista para dezembro deste ano.

Fazendeiros são contra

O presidente da Federated Farmers, associação de fazendeiros, Andrew Hoggard, disse que os agricultores tentam, há mais de dois anos, com o governo, chegar a um plano de redução de emissões que não diminua a produção de alimentos. Para Hoggard, a proposta destruiria as pequenas cidades da Nova Zelândia.

Conforme a agência de notícias Associated Press, parlamentares da oposição afirmam que o programa aumentaria as emissões mundiais de gases, visto que transferiria a agricultura para outros países menos eficientes na produção de alimentos.

Metano e o aquecimento global

O metano é o gás do efeito estufa mais comum depois do dióxido de carbono, o CO2. As suas moléculas têm um efeito de aquecimento maior na atmosfera, a longo prazo. O gás é responsável por um terço do aquecimento global com origem em atividades humanas. Segundo cientistas, em cem anos, o metano aqueceu a Terra em um ritmo de 28 a 34 vezes maior que o CO2.

No mundo, 60% da emissão do gás tem origem em práticas humanas como a agricultura, a pecuária e os lixões. A natureza produz apenas 40%, em locais como os pântanos.