UFRGS abre inscrições para o vestibular 2023

UFRGS abre inscrições para o vestibular 2023
(Imagem: Rochele Zandavalli/UFRGS

Os estudantes que miram uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2023, já podem se inscrever para o vestibular. As provas estão marcadas para 14 e 15 de janeiro, no turno da tarde, e poderão ser feitas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. O primeiro dia terá testes de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. Já no segundo, os estudantes enfrentarão os exames de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química. O concurso é composto por 15 questões de múltipla escolha para cada disciplina, e uma redação.

Leia Também

São 4.008 vagas abertas em 94 cursos de graduação. As inscrições custam R$ 145,00 (mesmo valor do ano passado) e podem ser feitas até 10 de novembro, exclusivamente pelo site. O curso de Música terá as provas específicas realizadas, de forma remota, entre 17 e 21 de novembro. As informações estão no site do Instituto de Artes.

O curso de Ciências Biológicas: ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira” (Biomar), que antes contava com uma seleção específica, agora faz parte do vestibular. A graduação tem 28 vagas abertas.

Cotas

No Portal Ingresso, espaço voltado para os candidatos, a universidade disponibiliza uma série de ferramentas para tirar dúvidas sobre a instituição, o processo seletivo, os cursos, além de um Simulador de Cotas, que ajuda os estudantes a saberem se podem concorrer em alguma das modalidades oferecidas. As reservas de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Há vagas específicas conforme critérios de renda, étnico-raciais e de pessoa com deficiência.

A Coperse, comissão responsável pela seleção, ressalta que os estudantes com isenção da taxa de inscrição também precisam se inscrever para o vestibular. Além disso, será necessário, apresentar a documentação que comprove a modalidade de cota escolhida. A isenção do pagamento não comprova, automaticamente nem a inscrição no vestibular, nem a documentação socioeconômica ou da condição de renda para cotas. Toda a documentação comprobatória, aceita pela universidade, pode ser consultada no Edital e no Portal do Candidato. A não comprovação pode acarretar na perda da vaga.

Calendário

Inscrições

De 10/10 a 10/11 – Inscrições para vestibular 2023
Até 18/11 – Apresentação do formulário para Solicitação de Atendimento Especial e respectivos documentos comprobatórios;
Até 2/12 – Pedido de correção de dados cadastrais;
11/11
– Prazo final para pagamento do valor da taxa de inscrição do Vestibular 2023;
16/11 – Data limite para recurso de pagamento do valor da taxa de inscrição efetuado no período definido no Edital e não registrado pela Coperse.

Provas

17/11 a 21/11 – Período para submissão de arquivos e links para vídeos das provas de habilitação específica do Curso de Música;
8/12 – Divulgação do resultado das provas de habilitação específica para o curso de Música;
A partir de 20/12 – Divulgação do local de prova;
14 e 15/01/23 – Realização das provas do vestibular 2023.

Resultados

Até 30/01/2023 – Divulgação Listão do vestibular 2023;
De 31/01 a 6/02/23 – Envio de documentos dos candidatos aprovados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *