Aberto período de rematrícula nas escolas municipais de Porto Alegre

Período de rematricula nas escolas da rede municipal de Porto Alegre começam nesta quinta.
Processo de rematrícula não é automático (Imagem: Cristine Rochol / PMPA) 

A rematrícula para o ano letivo de 2023 pode ser feita, a partir desta quinta-feira (06), nas escolas municipais de Porto Alegre. Todos os alunos regularmente matriculados em escolas de educação infantil, de ensino fundamental e médio, de educação especial e de educação básica, precisam realizar o processo, que não é automático. O procedimento é totalmente gratuito e acontece com a atualização dos dados cadastrais do aluno.

Leia Também
Porto Alegre encaminha projeto de lei para passe livre em dias de eleições com voto obrigatório 
Nobel de Química 2022 premia descobertas que contribuem para o tratamento contra o câncer

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, não solicitar a rematrícula faz com que o estudante não tenha a vaga garantida, em 2023, na mesma escola em que está atualmente matriculado. Porto Alegre tem 314 instituições de ensino na rede municipal, com mais de 79 mil alunos.

Como fazer a rematrícula nas escolas municipais?

É simples! Basta que os pais ou responsáveis se dirijam até a escola onde o aluno  estuda e solicitem o processo. Estudantes com mais de 18 anos podem pedir a rematrícula por conta própria. Vale lembrar que, em qualquer um dos dois casos, é preciso apresentar documento de identificação.

Até quando dá pra solicitar?

Para os alunos da educação infantil, o prazo para a solicitação é até 31 de outubro. Já os demais níveis de ensino podem fazer a rematrícula para 2023 até 30 de novembro.