(Crédito: Ascom/Ministério da Defesa)
Jovens de 17 anos, que estão em abrigos da rede de acolhimento da Fundação de Assistência Social e Cidadania, a Fasc, em Porto Alegre , terão prioridade no alistamento militar. Um termo acordado entre a Fasc, a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul e o Exército Brasileiro selou o compromisso entre as partes na última semana (09).
A previsão é que os interessados sejam encaminhados no próximo período de alistamento, no início de 2023. As convocações, entretanto, só devem ocorrer no ano seguinte, quando os candidatos tiverem 18 anos.
Como vai funcionar
As equipes de cada abrigo consultarão os jovens sobre o interesse no serviço militar. Depois de identificados, o Ministério Público do Estado encaminha a lista com os nomes ao Comando da 3ª Região Militar, que faz a seleção, e a convocação dos escolhidos.
Tu viu?
Justiça absolve Neymar de acusações de fraude na Espanha
Corte do Carnaval 2023 de Porto Alegre está definida
Serviço Militar
O serviço militar é obrigatório, no Brasil, para todos os jovens com 18 anos. O alistamento é a primeira etapa do processo, que ainda tem as fases de seleção e incorporação. Atualmente, o alistamento pode ser feito pela internet.
A seleção analisa a combinação de vigor físico com capacidade analítica dos candidatos, além da representação de todas as classes sociais e regiões do Brasil. Por último, a incorporação, quando uma organização militar ativa das Forças Armadas recebe o jovem como integrante da corporação.