Juventude tem melhor início defensivo do século e assegura classificação antecipada no Gauchão

Foto: Fernando Alves/Juventude

O Juventude vive um dos melhores começos de temporada do século 21. Com a vitória por 3 a 1 sobre o São José, o clube atingiu a segunda melhor campanha nas seis primeiras rodadas do Gauchão, ficando atrás apenas de 2016, quando somou um ponto a mais no mesmo período.

Além do desempenho estadual, este também é o segundo melhor início de temporada do século, considerando anos em que o time disputou jogos da Copa do Brasil nas seis primeiras partidas. Assim como no Gauchão, o único desempenho superior foi o de 2016.

Após a vitória contra o Zeca, o treinador Fábio Matias destacou o equilíbrio do elenco para conquistar o resultado nas partidas.

“A equipe do São José não havia tomado gol no primeiro tempo ainda. É uma equipe que endurece muito o jogo, e dentro disso a gente montou algo para que no primeiro tempo a gente conseguisse gerar o fator gol”, disse.

No aspecto defensivo, a equipe de Fábio Matias apresenta a melhor campanha do século no Gauchão, sofrendo apenas três gols nas seis rodadas iniciais. Quando ampliado para os seis primeiros jogos de todas as temporadas, o desempenho de 2025 fica atrás apenas de 2004, quando o Ju sofreu dois gols.

Matias destacou que um dos motivos pelo bom início de campanha é a rotatividade do elenco, evitando desgastes em atletas fundamentais na equipe.

“A gente tem seguido dessa forma e vai seguir assim, pensando no próximo passo que é a semifinal da competição e depois, posteriormente, a Copa do Brasil. As coisas ponto a ponto, pé em pé, para a gente conseguir atingir o nosso objetivo.”, afirmou.

Com a classificação antecipada para as semifinais, o Juventude segue como um dos destaques do Gauchão 2025, buscando seu segundo título no torneio. O Ju enfrenta o Avenida nos Eucaliptos, na próxima quarta-feira, às 19h30, pela sétima rodada do Gauchão.