Foto: Divulgação/PCRS
Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (4), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, o delegado Heraldo Chaves Guerreiro foi oficialmente empossado como novo Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Na mesma ocasião, a delegada Adriana Regina da Costa assumiu o cargo de Subchefe da instituição.
Com mais de 40 anos de carreira, Guerreiro destacou que o momento é um marco pessoal e profissional. Em seu discurso, apresentou os três pilares que vão guiar sua gestão: valorização dos profissionais da segurança, integração entre as forças de segurança com apoio da Secretaria da Segurança Pública e uso estratégico de inteligência e tecnologia no combate ao crime.
O Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, reforçou a importância da atuação conjunta das instituições. Já o governador Eduardo Leite ressaltou os avanços estruturais no setor e reafirmou a segurança como prioridade do Estado.
A solenidade contou com autoridades como o ex-Chefe de Polícia Fernando Antônio Sodré, a deputada estadual Nadine Anflor, desembargadores do TJRS e TRT4, além de representantes das forças de segurança.
Natural de Mostardas, Heraldo Guerreiro ingressou na Polícia Civil em 1982. Atuou em diversas delegacias do Litoral Norte e Região Metropolitana e, em 2021, assumiu o Departamento de Polícia do Interior. Também foi secretário adjunto da Segurança Pública e Subchefe da Polícia antes de assumir a Chefia da instituição em junho de 2025.
Adriana Regina da Costa, natural de Porto Alegre, é delegada desde 1999. Com forte atuação nas áreas de proteção à mulher e ao idoso, dirigiu importantes unidades como o DECA e o Departamento de Polícia Metropolitana. Em maio deste ano, foi designada Subchefe da Polícia Civil.