Foto: Agência Brasil
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerram nesta sexta-feira (9). As taxas de inscrição custam R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio. O concurso oferece um total de 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal, e as provas serão realizadas em 220 cidades em todo o país no mesmo dia.
No Rio Grande do Sul, os candidatos podem realizar as provas em dez cidades, são elas: Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Os cargos disponíveis para o estado abrangem diversas áreas, como medicina, ciência e tecnologia, agricultura, administração, reforma agrária, engenharia agrônoma, e informações geográficas e estatísticas. CNU representa uma nova seleção de servidores públicos federais, unificando concursos para cargos efetivos em diversos órgãos do governo federal.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do GOV.BR e seguir as instruções indicadas após fazer o login. Durante a inscrição, é possível escolher entre várias carreiras agrupadas em blocos temáticos. Uma vantagem é que o candidato paga uma única taxa de inscrição, mesmo que esteja concorrendo a mais de um cargo dentro do mesmo bloco temático. O candidato pode classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para determinar a prioridade em uma possível chamada, com base na nota obtida.
Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho, com o resultado final anunciado em 30 de julho. A convocação para posse e cursos de formação começará em 5 de agosto.