LaLiga registra mais um caso de racismo contra Vinicius Junior

Foto: Divulgação/Real Madrid

LaLiga destacou mais um incidente de racismo, novamente direcionado a Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, durante o confronto contra o Getafe na última quinta-feira. A entidade, que regula o futebol espanhol, reportou à Comissão Antiviolência da federação espanhola os insultos recebidos pelo jogador brasileiro.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Durante a chegada do Real Madrid ao estádio, foram captadas gravações de torcedores do Getafe proferindo insultos racistas contra Vinicius Junior, incluindo gritos de “Vinicius, macaco” e outros termos pejorativos. Esses atos de intolerância vêm se repetindo desde 2021, com mais de 10 casos denunciados pela LaLiga, porém, sem resultar em punições esportivas significativas. Medidas legais, como prisões de suspeitos e afastamentos de árbitros de vídeo (VAR), foram tomadas pelas autoridades espanholas.

Além do caso de racismo, um outro episódio gerou polêmica na partida: a suposta ofensa de Jude Bellingham, jogador do Real Madrid, a Mason Greenwood do Getafe. Circularam nas redes sociais vídeos em que Bellingham teria chamado Greenwood de “rapist” (estuprador, em inglês), referindo-se a acusações passadas de agressão sexual contra o jogador inglês, que foram retiradas há cerca de um ano.

A LaLiga fez questão de relatar ambos os incidentes, reforçando seu compromisso contra a intolerância e o racismo no esporte. As investigações sobre os casos continuam, buscando medidas para combater essas atitudes e promover um ambiente de respeito e inclusão no futebol espanhol.