Inscrições abertas para Concurso Público Nacional Unificado: 6.640 vagas em 21 órgãos federais

Agência Brasil

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado estão oficialmente abertas a partir desta sexta-feira (19) e permanecerão disponíveis até o dia 9 de fevereiro. Este concurso inovador visa selecionar um total de 6.640 servidores para atuarem em 21 órgãos públicos federais.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

As provas estão programadas para ocorrer no dia 5 de maio e serão realizadas em 220 cidades de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Do total de municípios com aplicação, 10 são no Rio Grande do Sul: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Confira a lista aqui. Os valores da taxa de inscrição são R$ 60 para candidatos com formação de nível médio e R$ 90 para aqueles com formação de nível superior.

Candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e aqueles que cursam ou já cursaram faculdade com o apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como doadores de medula óssea, estarão isentos da taxa de inscrição.

No momento da inscrição, que deve ser realizada exclusivamente através do aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) como o único meio de pagamento válido para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela coordenação do concurso, enfatiza a importância de uma leitura detalhada dos editais por parte dos candidatos, a fim de otimizar suas trajetórias profissionais e acadêmicas.

Este concurso tem como propósito democratizar o acesso aos cargos federais e possibilitar que os candidatos alinhem suas competências às oportunidades oferecidas.

As provas serão divididas em oito blocos, cada um com um edital específico, abrangendo diversas áreas de conhecimento, tais como infraestrutura, exatas e engenharia; tecnologia, dados e informação; ambiental, agrário e biológicas; trabalho e saúde do servidor; educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos; setores econômicos e regulação; gestão governamental e administração pública; e nível intermediário.

Confira os editais detalhados para cada bloco:

Bloco 1: Infraestrutura, exatas e engenharia

Bloco 2: Tecnologia, dados e informação

Bloco 3: Ambiental, agrário e biológicas

Bloco 4: Trabalho e saúde do servidor

Bloco 5: Educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos

Bloco 6: Setores econômicos e regulação

Bloco 7: Gestão governamental e administração pública

Bloco 8: Nível intermediário