Sexta-feira de tempo instável no Rio Grande do Sul

Miguel Scapin/O Bairrista

A sexta-feira (19) traz mais um dia de tempo instável para o Rio Grande do Sul. Isso se deve à passagem de uma nova frente fria, que está associada a um ciclone extratropical que pode se formar no oceano. Apesar da possibilidade de formação desse fenômeno, a baixa pressão associada a ele é fraca e não deverá causar impactos sérios.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Na região Sul do Estado, o dia será marcado por muita nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade. Já em áreas como a Região Central, Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, o sol deverá aparecer durante grande parte do dia, mas ainda existe a possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas.

Nas Missões, Norte e Serra, a previsão também é de chuva, porém, nesses locais, ela estará acompanhada de raios. De acordo com a Climatempo, existe a possibilidade de temporais isolados no Norte e na Serra, devido ao vento úmido que sopra em direção à baixa pressão do oceano. No Sul e no Litoral Sul, os temporais podem ocorrer devido à passagem de uma frente fria que está prevista para a região entre a tarde e a noite.

Os maiores volumes de chuva estão previstos para a Região Norte, com 32 milímetros. Um exemplo é a cidade de Planalto, onde esse valor representa quase 20% da média histórica de janeiro para o município.

No que diz respeito às temperaturas, a máxima do estado deverá atingir os 34ºC e será registrada em cidades como Quevedos, Pinhal Grande, Novo Tiradentes e Alto Feliz. Já a mínima ocorrerá em São José dos Ausentes, na Serra, com 15ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 22ºC e 31ºC.

Confira a previsão do tempo para a sua região nesta sexta-feira:

Região Metropolitana: Tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Viamão, as temperaturas variam de 21°C a 30°C.

Campanha: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Bagé, as temperaturas variam de 20°C a 28°C.

Fronteira Oeste: Tempo instável, com chuva à tarde. Em Uruguaiana, as temperaturas variam de 20°C a 30°C.

Litoral Norte: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Torres, as temperaturas variam de 22°C a 26°C.

Litoral Sul: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Rio Grande, as temperaturas variam de 22°C a 28°C.

Região Central: Tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia. Em Santa Maria, as temperaturas variam de 22°C a 30°C.

Região Noroeste: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Ijuí, as temperaturas variam de 21°C a 29°C.

Região Norte: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Erechim, as temperaturas variam de 20°C a 27°C.

Região Sul: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Canguçu, as temperaturas variam de 17°C a 23°C.

Serra: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Bento Gonçalves, as temperaturas variam de 19°C a 29°C.