Padre de Santa Maria é o primeiro bispo brasileiro nomeado por Leão XIV e assume Diocese de Uruguaiana

Foto: Reprodução

O padre Clésio Facco foi anunciado oficialmente na quarta-feira (28) como o novo bispo da Diocese de Uruguaiana. Natural de Nova Palma, ele é o primeiro bispo brasileiro nomeado pelo papa Leão 14, o que marca um momento histórico para a Igreja no Brasil.

A nomeação foi anunciada em coletiva de imprensa na Catedral Metropolitana de Santa Maria, com a presença do arcebispo dom Leomar Brustolin.

Clésio foi indicado por papa Francisco pouco antes de seu falecimento, e a publicação oficial da nomeação, inicialmente marcada para 23 de abril, foi adiada. O sucessor, papa Leão 14, confirmou o decreto, tornando Clésio o primeiro nomeado pelo novo pontífice.

Com atuação na Arquidiocese de Santa Maria desde 2010, monsenhor Clésio iniciou sua trajetória religiosa em 1987, em Vale Vêneto. Já serviu em Minas Gerais, Paraná e também foi vigário em Roma em 2005. Ele agora se prepara para sua ordenação episcopal, já sendo tratado como monsenhor.

Com isso, ele assume a missão de liderar a Diocese de Uruguaiana, carregando uma trajetória marcada por serviço, formação e fé.