Foto: Reprodução/Band
Após o comunicado de Israel e Hamas sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza, por quatro dias, tanques israelenses e veículos blindados foram vistos, nesta sexta-feira (24), saindo da Faixa de Gaza e cruzando a fronteira com Israel.
O cessar-fogo começou às 7h, horário local (2h em Brasília), e inclui a libertação de reféns israelenses capturados pelo Hamas. No sul da Faixa de Gaza, cidadãos palestinos foram observados retornando para a área de Khan Younis, e caminhões com suprimentos cruzaram a passagem de Rafah, fronteira com o Egito.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou que os ataques aéreos israelenses em Gaza vão continuar por mais dois meses após a trégua, visando a libertação de mais reféns. Daniel Hagari, porta-voz do Exército de Israel, enfatizou que a guerra contra o Hamas ainda tem fases a serem executadas, indicando uma possível prolongação do conflito.
Apesar da pressão internacional, o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também afirmou que a trégua não indica o fim da guerra, e prometeu continuar a ofensiva até alcançar o objetivo de desmantelar o Hamas.
Como parte do cessar-fogo, o Hamas libertará pelo menos 50 reféns, em troca da liberação de 150 prisioneiros palestinos por Israel e da permissão para a entrada de ajuda humanitária em Gaza. O governo do Catar, que mediou as negociações, anunciou que o primeiro grupo a ser libertado incluirá 13 mulheres e crianças.