Grêmio entra na 35º rodada do Brasileirão com baixas chances de título

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Após o término da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, as chances do Grêmio de ser campeão caíram para 7,3%, segundo análises do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar da baixa possibilidade, esse número é maior que os 6,4%, após a derrota do Tricolor para o Corinthians. A mudança ocorreu depois da realização dos jogos atrasados na última quinta-feira (23), entre Fortaleza e Botafogo, e Flamengo e Bragantino.

O empate entre Fortaleza e Botafogo e a vitória do Flamengo sobre o Bragantino resultaram na ascensão do time carioca na tabela, superando o Grêmio, que agora ocupa a quarta posição com 59 pontos, um ponto atrás do Flamengo.

As estatísticas indicam que as chances do Grêmio de garantir uma vaga na Libertadores, seja diretamente ou através da fase preliminar, são superiores a 99%, probabilidade compartilhada pelos cinco primeiros colocados. O Atlético-MG, em sexto lugar, tem 97,6% de chance, enquanto o Athletico-PR, em sétimo e seis pontos atrás do Galo, possui apenas 3,4% de probabilidade.

De acordo com a UFMG, é improvável que ocorra uma mudança nos clubes que compõem o G-6, sugerindo que Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Bragantino e Atlético-MG podem se preparar para a Libertadores de 2024.

Já na disputa do título do Brasileirão, o Palmeiras lidera com 53% de chances de vitória, seguido pelo Botafogo com 23,8%. O Flamengo, em ascensão, tem 8,4% de chance de conquistar o campeonato, enquanto o Bragantino e o Atlético-MG aparecem com 6,4% e 1,1%, respectivamente. O Grêmio soma 59 pontos e a projeção é que 70 pontos garantem mais de 88% de chance de título, sendo 74 pontos necessários para a conquista matemática.

Chances de título e vaga na Libertadores:

  • Palmeiras: 53% (título), 99,9% (Libertadores)
  • Botafogo: 23,8% (título), 99,9% (Libertadores)
  • Flamengo: 8,4% (título), 99,8% (Libertadores)
  • Grêmio: 7,3% (título), 99,5% (Libertadores)
  • Bragantino: 6,4% (título), 99,5% (Libertadores)
  • Atlético-MG: 1,1% (título), 97,6% (Libertadores)
  • Athletico-PR: 0% (título), 3,4% (Libertadores)