Foto: Lucas Uebel/Grêmio
No cenário atual do Brasileirão, enquanto a dupla mineira, Atlético-MG e Cruzeiro, tem desempenhos destacados quando atuam fora de casa, a dupla Gre-Nal, deixa a desejar.
O Atlético-MG, mesmo estando na nona posição geral, ostenta a terceira melhor performance como visitante. Por sua vez, o Cruzeiro, que se encontra mais próximo da zona de rebaixamento, garante um quinto lugar entre os visitantes mais bem-sucedidos.
Em contraste, Grêmio, que ocupa a terceira posição na tabela geral, tem apenas a 11ª melhor atuação quando joga fora de casa, com apenas 30,8% de aproveitamento. Essa performance moderada tem impedido o Tricolor de se aproximar do líder, Botafogo. O Internacional, com uma 12ª colocação geral, também apresenta um 13º lugar em desempenho como visitante, tendo 28,6%, o que reforça a preocupação com o Z-4.
Tabela de aproveitamento jogando fora de casa
O desempenho em casa tem se mostrado determinante na classificação geral. Botafogo, líder nesse quesito é perseguido pelo Grêmio, que conta com notáveis 82,1%, seguido por, Palmeiras e Bragantino que figuram entre os melhores quando atuam em seus domínios e, por isso, estão no topo da classificação geral.
O Inter também não guarda boa posição jogando em casa, mesmo tendo vencido o rival dentro do Beira-Rio, no último domingo (8). A equipe conta com apenas 53,8% de aproveitamento estando em 12º lugar no ranking.
Tabela de aproveitamento jogando em casa
Exceções notáveis incluem o Fluminense, com um destacado desempenho caseiro mas com posicionamento mediano na tabela, e o São Paulo, com ótima performance em casa mas que enfrenta dificuldades ao jogar fora, posicionando-se como o segundo pior visitante.
Finalizando, a rodada 26 do Brasileirão ainda aguarda o confronto entre Cuiabá e Cruzeiro. O adiamento se deu para acomodar a partida da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa 2026.