Mulher é indiciada por racismo em caso registrado em vídeo durante viagem de ônibus em Santa Maria

Foto: Reprodução

A Polícia Civil anunciou o indiciamento de uma mulher de 45 anos por racismo após um caso capturado em vídeo durante uma viagem de ônibus em Santa Maria, na Região Central. O crime em questão prevê uma pena de dois a cinco anos de prisão.

O vídeo, gravado por um passageiro, mostra a suposta autora da ofensa, uma mulher branca, envolvida em uma discussão com uma mulher negra. Em determinado momento, pode-se ouvir claramente a frase “olha a tua cor”.

A vítima, uma mulher de 24 anos, já foi identificada e prestou depoimento à Polícia Civil. Além disso, outras três testemunhas também foram ouvidas pelas autoridades.

Segundo a investigação realizada pela Polícia Civil, a investigada solicitou ao cobrador que a deixasse sair pela porta da frente do ônibus, alegando estar com o pé machucado, mas o pedido foi negado. Isso levou a investigada a ofender o cobrador, sendo que a mulher de 24 anos saiu em sua defesa. Foi nesse momento que as ofensas racistas teriam sido proferidas.

A delegada Débora Dias informou que a mulher investigada negou as acusações e que já existe um outro inquérito em andamento contra ela, também relacionado a um caso de racismo anterior a esse