RS tem dois geoparques reconhecidos pela Unesco

Foto: Divulgação/Setur-RS

Na manhã desta ontem (24), a Unesco reconheceu dois geoparques do Rio Grande do Sul, durante a 216ª sessão do conselho executivo em Paris, França. Com essa aprovação, o RS se destaca como o estado brasileiro com o maior número de iniciativas desse tipo reconhecidas pela organização internacional.

Os geoparques da Quarta Colônia, que engloba nove municípios da Região Central, e de Caçapava do Sul, também na mesma região, foram oficialmente homologados como geoparques mundiais pela Unesco. Essa certificação representa a existência de áreas com diversidade de opções turísticas, que servem como uma alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

Antes desse anúncio, o Brasil possuía três territórios classificados como geoparques pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Seridó (Rio Grande do Norte), ambos reconhecidos em 2022, e Araripe (que abrange municípios de Ceará, Pernambuco e Piauí), reconhecido em 2006.

Segundo a definição da Unesco, os geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas onde sítios e paisagens de importância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Esses geoparques combinam conservação com desenvolvimento sustentável e envolvem as comunidades locais.

Conheça os geoparques

Geoparque Quarta Colônia

Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o Geoparque Quarta Colônia os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polesine e Silveira Martins. A região é caracterizada por sua beleza natural, com rios e cascatas encantadores. Além disso, abriga fósseis de dinossauros com mais de 230 milhões de anos.

Foto: Divulgação/Setur-RS

Geoparque Caçapava do Sul

A região de Caçapava do Sul possui sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais com mais de 500 milhões de anos. Essas áreas apresentam grande relevância ecológica, como as Pedras das Guaritas e a Serra do Segredo. Além disso, são encontrados no local fósseis de animais extintos da megafauna, como as preguiças-gigantes.

Outros aspectos do geoparque são as espécies vegetais raras e endêmicas do bioma pampa, assim como as comunidades tradicionais, incluindo indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares.

Foto: Divulgação/Setur-RS