Foto: Divulgação/AUF
Nesta quarta-feira (17), ocorreu a apresentação oficial de Marcelo Bielsa como o novo treinador da seleção do Uruguai. A Celeste contará com Bielsa como líder durante o caminho rumo à Copa do Mundo de 2026.
Tu viu?
Copa do Mundo Feminina 2023: Globo anuncia equipe de 12 pessoas que vão fazer cobertura do evento
Caxias do Sul contará com franquia da escola de futebol do PSG
Durante a coletiva de imprensa, muitas expectativas estavam voltadas para a questão da utilização dos jogadores históricos da seleção, como Edinson Cavani, Diego Godín e Luis Suárez, que atua no Grêmio. Bielsa revelou que a continuidade desses atletas ainda não está definida.
“Não falei com eles. É necessário estabelecer um diálogo, escutar e ser escutado. Depois, ter a inevitável tarefa de decidir, se for necessário. Neste momento, não tenho uma posição prévia. Qualquer decisão que envolva algum jogador uruguaio com antecedentes históricos não pode ser tratada sem escutá-los. Sou muito respeitoso aos ídolos. São patrimônios do povo, um metal precioso para os mais pobres. Jamais faria algo conscientemente que possa causar dano a um ídolo”, afirmou
À medida que as Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo se aproximam, com início previsto para setembro, Bielsa terá que tomar decisões cruciais sobre a convocação de Suárez e seus companheiros.
Marcelo Bielsa fará sua estreia como treinador da seleção uruguaia na próxima janela internacional de jogos, em junho, enfrentando Cuba e Nicarágua em amistosos no Estádio Centenário. De acordo com Bielsa, essas partidas serão uma oportunidade de observar jogadores com os quais ele tem menos familiaridade. Portanto, é improvável que os jogadores “históricos” sejam convocados. Por outro lado, o volante Felipe Carballo pode receber outra convocação, assim como aconteceu em março.
Nesta primeira experiência, vou eleger aqueles que eu menos conheço. Para conhecer um jogador melhor, é necessário estar próximo nos treinamentos. Vou utilizar estes nove dias de junho me familiarizar com os que menos conheço, que menos assisti
Além disso, o calendário uruguaio inclui a Copa América de 2024. Bielsa também manifestou interesse em comandar a seleção Sub-23 durante o Pré-Olímpico em janeiro, mas a confirmação dessa participação ainda está pendente por parte da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).