Foto: Divulgação/Monsoon
Estreante no Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte, o Monsoon chega embalado após, em seu primeiro ano em atuação, conquistar o título de número 1 em sua história. Para chegar à elite do futebol gaúcho, a equipe manteve boa parte do elenco que ergueu a taça de campeão da Segunda Divisão em 2022 e trouxe nomes experientes para compor o plantel.
Dentre os jogadores que passaram recentemente a integrar o time alvinegro, dois podem ser destacados. Chegando ao 26º clube na carreira, o zagueiro Cleiton, de 41 anos, carrega no currículo uma vasta experiência em equipes do interior gaúcho, além de um título de Série B de Brasileirão e de campeão da Divisão de Acesso do ano passado. Outro atleta que também teve destaque na Série A2 e já treina com a equipe é o atacante Joãozinho, campeão da competição em 2021 com o União Frederiquense e uma das peças mais importantes da conquista.
Durante a preparação, a equipe, primeira a iniciar a pré-temporada, ainda em janeiro, realizou dois jogos treinos com adversários diretos na briga pelo acesso. Ambas as atividades aconteceram fora de seus domínios, quando empatou em 1×1 com o Pelotas e em 0x0 com o Santa Cruz.
Caminho na competição
O Monsoon pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, no Estádio das Castanheiras, quando visita o Brasil de Farroupilha.
1º Rodada – 16 de abril às 15h30: Brasil-Far x Monsoon
2º Rodada – 22 de abril às 15h: Monsoon x Gaúcho
3ª Rodada – 30 de abril às 15h30: Glória x Monsoon
4ª Rodada – 6 de maio às 15h: Monsoon x Tupi
5ª Rodada – 14 de maio às 15h30: Passo Fundo x Monsoon
6ª Rodada – 20 de maio às 15h: Monsoon x União Frederiquense
7ª Rodada – 28 de maio às 15h: Veranópolis x Monsoon
8ª Rodada – 03 e 04 de junho: Monsoon x Veranópolis
9ª Rodada – 10 e 11 de junho: União Frederiquense x Monsoon
10ª Rodada – 17 e 18 de junho: Monsoon x Passo Fundo
11ª Rodada – 24 e 25 de junho: Tupi x Monsoon
12ª Rodada – 01 e 02 de julho: Monsoon x Glória
13ª Rodada – 08 e 09 de julho: Gaúcho x Monsoon
14ª Rodada – 16 de julho: Monsoon x Brasil-Far
Plantel
– Goleiros: Luiz Felipe, Gabriel Oliveira e Matheus Mendonça
– Laterais: João, Makelele, Vidmar e Braian
– Zagueiros: Cleiton, Lucas Coutinho, Wagner Freitas, Josué e Julinho
– Meias: Marlon Bica, Jessé Costa, Igor Santiago, Gabriel Soares, Chaves, Bruno Henrique e Rodney
– Atacantes: Alex Gonçalves, Alison Daniel, José Carlos, Joesley, JV, Victor Medeiros, Joãozinho e Tcharles
– Técnico: Márcio Ebert
– Auxiliar técnico: Vinicius Casagranda
– Preparador físico: Elbio Júnior
– Preparador de goleiros: Marcelo Kulcynski
Última participação
A edição de 2023 do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte marcará a estreia do Monsoon na competição.
Campeão da Segunda Divisão gaúcha em 2022, a equipe novata conquistou o seu primeiro título de maneira invicta. Após finalizar a fase classificatória com 16 pontos, cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, o alvinegro de Porto Alegre eliminou o Elite nas quartas de final, deixou para trás o São Borja nas semis e levantou a taça após vitória sobre o Bagé.
História
Fundado em novembro de 2021 como clube-empresa, o Monsoon Futebol Clube tem uma história diferente dos demais clubes do Rio Grande do Sul. Sua criação se deu através de uma parceria entre seu presidente, o gaúcho Lucas Pires, empresário de renome no MMA e o Grupo Monsoon VP International, empresa sediada em Dubai.
Para que a ideia fosse colocada em prática, Pires contou com o apoio de Sumant Sharma, indiano que é o CEO do grupo Monsoon. O empresário do ramo de tecnologia participou da criação e venda da Acme Packet – líder no fornecimento global de tecnologia de controle de fronteiras de sessão – para a Oracle e sempre teve o desejo de ajudar na construção e estruturação de um clube de forma diferenciada, voltado a formação de talentos e venda de atletas. A importância do CEO é tanta que o nome do clube é uma espécie de homenagem de Sharma a um velho amigo.
Em seu primeiro ano disputando competições profissionais, o Monsoon mostrou que chegou com força ao cenário gaúcho. Em 2022 foi campeão da Segunda Divisão gaúcha e chegou até as quartas de final da Copa FGF, quando foi eliminado nos pênaltis para o Pelotas.
Atualmente, o clube alvinegro manda seus jogos no Estádio João da Silva Moreira, conhecido como Parque Lami. O local estava praticamente abandonado desde 2012, quando o Porto Alegre FC fechou suas portas.
O estádio até chegou a receber o Cruzeiro, de Cachoeirinha, e jogos do futebol de várzea, mas quase não recebeu manutenção no período. Desde sua fundação, o Monsoon tem se dedicado à reformas do espaço, área administrativa, alojamentos e toda a estrutura de centro de treinamentos.