(Créditos: Ivan de Andrade / Palácio Piratini)
O resultado das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saers) foi divulgado pelo governo do Estado, na última quarta-feira (12). Ao todo, 336 mil estudantes de escolas públicas, das redes municipal e estadual, participaram do exame, aplicado entre os dias 17 e 27 de outubro de 2022. O teste avaliou os conhecimentos em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
Tu viu?
Adolescente investigado por planejar ataque em escola de Maquiné será encaminhado à Fase
Viola furtada de músico de Porto Alegre é encontrada uma semana depois no local do crime
Os dados divulgados evidenciaram que alunos com maior poder aquisitivo, de cor branca e parda, e do gênero feminino, alcançaram desempenho maior do que alunos com menor nível socioeconômico, pretos ou indígenas e do gênero masculino. Todas as séries apresentam tal característica, porém, no último ano do Ensino Médio ela é ainda maior.
A etapa final do Ensino Médio foi a que apresentou os piores resultados. Em matemática, 96% dos estudantes não tiveram o desempenho adequado. Em Português, 73% deles ficaram abaixo do esperado.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental também tiveram baixo desempenho com os números. Apenas 37% teve resultado adequado ou avançado em Matemática.
Categorias de desempenho definidas pela Seduc
Abaixo do Básico: estudantes que tiveram uma nota muito aquém da esperada e necessitam de atenção especial;
Básico: estudantes aprenderam os conteúdos iniciais da disciplina, mas precisam de reforço;
Adequado: alunos que desenvolveram habilidades e competências correspondentes ao ano em que estão;
Avançado: estudantes que demonstraram desempenho além do esperado.
Melhores resultados
O melhor desempenho ficou com o 2º ano do Fundamental, com 54% dos alunos avaliados classificados como adequado e avançado em Língua Portuguesa. Em Matemática, na mesma série, 58% dos alunos ficaram entre os níveis adequado e avançado.
Distribuição do ICMS
O resultado do exame servirá para a definir como o governo do Estado vai distribuir o dinheiro do ICMS entre as cidades. Dessa maneira, municípios com o melhor desempenho ficarão com um percentual maior, embora esse não seja o único critério. O nível social, raça e gênero também fazem parte da decisão. Esses aspectos permitem ao governo ver quais regiões apresentam mais estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O resultado detalhado sai em junho, com o valor destinado para cada município calculado pela Secretaria Estadual da Fazenda.
Saers
O Saers surgiu em 2005, como uma avaliação-piloto de forma amostral, com aplicação para o 3º e o 6º anos do Ensino Fundamental e o 1º do Ensino Médio. Entre 2007 e 2011, a avaliação teve aplicação anual. Após um hiato, a aplicação ocorreu novamente em 2016 e 2018, com a aplicação para o 2º e o 6º anos do Ensino Fundamental e o 1º do Ensino Médio.
Em 2022, em seu novo formato, a aplicação da prova ocorreu para o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio das redes pública estadual e municipais.
Para a elaboração das questões, bem como para a análise e divulgação dos resultados, foi utilizada a teoria estatística chamada de Teoria da Resposta ao Item. Essa tese não utiliza relação direta com a quantidade de acertos dos estudantes, mas atribui uma pontuação para cada questão, classificando-a numa escala numérica de 0 a 500, que define as habilidades ou competências. As questões recebem classificação de acordo com grau de complexidade.