Foto: Divulgação/@DIM_Oficial
Na noite de ontem (27), o Inter conheceu seus três adversários na fase de grupos da Libertadores. Entre as equipes, está o Independiente de Medellín, time que enfrentou a equipe de Mano Menezes na Copa Sul-Americana de 2022. Conheça o futuro adversário do Colorado:
Tu viu?
Mário Fernandes quer voltar para a Rússia, diz dirigente do CSKA
Fundado em 2011 e estreante na Libertadores: conheça Metropolitanos, adversário do Inter no Grupo B
Desempenho na Libertadores
Apesar de ser uma equipe tradicional no torneio continental, o DIM teve sua melhor campanha em 2003, conquistando o terceiro lugar na Libertadores. Na ocasião, a equipe foi eliminada na semifinal pelo brasileiro, Santos. A participação na edição de 2023 é a oitava vez que o clube disputa o torneio. A última vez foi em 2017, quando caiu na fase de grupos.
Temporadas modestas
Em 2022, o time conquistou sua vaga na fase preliminar da Libertadores ao garantir a classificação na primeira fase do Campeonato Colombiano em 4º lugar e disputar um quadrangular final, no qual não chegou na decisão do torneio Apertura. Na segunda fase, a equipe garantiu vaga na final do torneio Clausura, mas foi derrotado pelo Deportivo Pereira. De toda a forma, o DIM conseguiu o acesso para a Pré-Libertadores de 2023.
Em 2022 a equipe também disputou a Sul-Americana e entrou no mesmo grupo do Colorado. Na fase de grupos, o Independiente de Medellín ficou apenas em 3º lugar e obteve só uma vitória em cinco jogos. Nos confrontos contra o time de Mano Menezes, foram duas derrotas.
Neste ano a equipe garantiu sua ida para a fase de grupos da Libertadores ao eliminar o El Nacional do Equador na primeira fase e o Magallanes do Chile na segunda fase. No campeonato Colombiano são apenas 12 pontos em 10 jogos. A equipe soma três vitórias, três empates e quatro derrotas e se encontra na 11º posição do torneio Apertura.
E os destaques do time, quem são?
Os artilheiros do time na temporada de 2022 foram os atacantes, Luciano Pons que anotou 20 gols em 60 jogos disputados e o colombiano, Diber Cambindo que balançou as redes 16 vezes em 57 partidas. Luciano Pons anotou dois gols e deu duas assistências em quatro partidas nos playoffs da Libertadores de 2023.
Ligação com Pablo Escobar
Apesar de ter conquistado seis títulos nacionais e feito uma campanha de destaque na Libertadores, o DIM carrega a fama de ter tido como torcedor o narcotraficante Pablo Escobar. O fato foi confirmado por Juan Escobar, filho do falecido traficante. Em 1980, Escobar comprou o clube e investiu em campos e estruturas para o DIM. Entretanto, o negócio era utilizado como lavagem de dinheiro.