Foto: Divulgação/CBB
Em uma noite decisiva e emocionante, a seleção brasileira de basquete entrou em quadra com um único objetivo: vencer. Para se classificar para a Copa do Mundo da modalidade, o Brasil precisava bater os Estados Unidos, a primeira equipe a carimbar o passaporte para o torneio mais importante do ano. Jogando em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a seleção contou com a força da torcida que lotou o Ginásio Arnão e venceu por 83 a 76, garantindo a última vaga ao Mundial.
Era claro que o adversário não seria nada fácil. A seleção norte-americana entra nas competições de basquete sendo sempre a favorita, devido a sua trajetória na modalidade. Embora não estivesse atuando com os craques da NBA, o País era o primeira colocado do Grupo F e já estava garantido no Mundial.
Com a vitória, a seleção brasileira terminou sua participação nas Eliminatórias em quarto lugar, com oito vitórias em doze jogos, mesma campanha de México e Porto Rico. Porém, levou a pior nos critérios de desempate (que leva em conta confrontos entre os times empatados). Contudo, a eliminatória americana dava sete vagas no Mundial. Os três melhores de cada grupo e o melhor quarto colocado. E nessa, a seleção levou a melhor sobre a Argentina, que foi quarta no Grupo E.
As Eliminatórias iniciaram em 2021, já a Copa do Mundo acontecerá neste ano, a partir de 25 de agosto, e terá sede em Japão, Filipinas e Indonésia. Além da sua importância, o Mundial dá vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Sobre o jogo
A partida começou com superioridade dos Estados Unidos, que abriram uma pequena vantagem. Porém, a boa atuação de Bruno Caboclo fizeram a seleção passar à frente no placar. Gui Santos no rebote ofensivo e Yago acertando uma cesta de três também fizeram a diferença, o que resultou em um primeiro quarto finalizado com o Brasil na frente, com 22 a 16.
Na volta, a seleção começou melhor, ampliando com Lucas Mariano. Aos poucos, os americanos passaram a acertar a marcação e dificultaram o ataque do Brasil. O primeiro tempo terminou 39 a 35 para o Brasil.
Já o terceiro quarto começou nervoso e os norte-americanos viraram, fazendo 42 a 41. Bruno Caboclo acertou de três e revirou o placar. O Brasil contava com a inspiração de Yago para se manter à frente no marcador. A equipe se mostrava mais aguerrida, brigava por todas as bolas, e foi para o quarto decisivo com 62 a 54.
Por fim, a última parcial começou tensa. Com o Brasil marcando bem, mas falhando no ataque, o placar ficou parado. O marcador chegou a ficar apertado, mas Caboclo tratou de ir para cima e abrir vantagem, 70 a 63. Ao fim, a seleção soube administrar o jogo e saiu com 83 a 76 e a classificação garantida.
Confira as seleções que disputarão a Copa do Mundo de Basquete:
- Japão
- Filipinas
- Finlândia
- Costa do Marfim
- Nova Zelândia
- Líbano
- Canadá
- Austrália
- Alemanha
- Letônia
- Itália
- Espanha
- China
- Eslovênia
- Lituânia
- França
- Grécia
- Estados Unidos
- Jordânia
- Sudão do Sul
- Egito
- Angola
- Irã
- Cabo Verde
- Geórgia
- Montenegro
- Porto Rico
- México
- República Dominicana
- Venezuela
- Brasil