Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
Ontem (30) a Feira Municipal da Uva foi oficialmente aberta em Pelotas, na região Sul do Estado. Nos próximos dias, a cidade contará com bancas espalhadas pelos bairros, que irão oferecer a fruta in natura, além de suco, vinho e derivados. As vendas acontecerão até o dia 12 de fevereiro.
Tu viu?
RS inicia projeto que usará tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres
Estiagem: sobe para 205 o número de cidades com decreto de situação de emergência no RS
Embora as vendas já estejam a todo vapor, o evento da 13ª Abertura Oficial da Colheita da fruta acontece somente no dia 11 de fevereiro, a partir das 13h30min, na propriedade do produtor Dirceu Nunes Kurz, na Colônia Santa Helena, no 8º distrito. Este tipo de evento é tradicional e simbólico a todos que produzem a cultura e a entrada, assim como o estacionamento, serão gratuitos.
Projeções
A expectativa de produção no município, nesta safra, é de 540 toneladas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município. Nos últimos anos a uva tem tido papel importante na geração de emprego e renda e a qualidade do produto na cidade, papel que antes reservado somente do pêssego.
Na cidade, os produtores se dedicam ao cultivo de dois tipos de uva, destinada para a produção de sucos e vinhos, com destaque para a bordô, e outra variedade destinada para mesa, ou seja, consumidas in natura, a Niágara rosa e a branca. A área total de produção na zona rural é superior a 51 hectares e a produção anual gira em torno de 1.185 toneladas da fruta.
Confira onde estarão as bancas:
Segunda a sábado: Largo do Mercado Público
Segunda-feira: Em frente ao condomínio Terra Nova – Três Vendas
Terça-feira: Avenida Dom Joaquim
Quarta-feira: Avenida Fernando Osório
Quinta-feira: Avenida Salgado Filho
Sexta-feira: Avenida Dom Joaquim
Sábado: Praias do Laranjal e Avenida Salgado Filho
Domingo: Praias do Laranjal