Com 115 anos, moradora da Espanha é a pessoa viva mais velha do mundo, segundo o Guinness

Moradora da Espanha é a pessoa viva mais velha do mundo, conforme comunicado do Guinness World Records desta quinta-feira (26)
Divulgação/Arquivo Pessoal

Uma moradora da Espanha, de 115 anos, é a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness World Records. Maria Branyas Morera nasceu em 4 de março de 1907 na Califórnia, nos Estados Unidos, mas aos 8 anos a família decidiu voltar para o país de origem, e morar na região da Catalunha até hoje. 

Maria se tornou a pessoa viva mais velha do mundo depois da morte da freira francesa irmã André, no dia 17 de janeiro, aos 118 anos. A marca foi confirmada em um comunicado de imprensa do Guinness World Records divulgado na quinta-feira (26).

Tu viu?

Temporal deixa rastro de estragos em Taquara; 90 casas foram destelhadas

Londres testa ‘tinta anti-xixi’ para coibir homens de urinar na rua

A americana que viveu boa parte do tempo na Espanha se define como velha, muito velha, mas não uma idiota”. Em uma rede social, María disse estar “surpresa e grata” pelo recorde, mas que os últimos dias foram “estressantes” e que não daria mais entrevistas.  

Pessoa mais velha do mundo presenciou guerras e teve covid-19

Quando a família de Maria chegou a Barcelona, ela presenciou eventos históricos como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial — segundo a emissora Sky News, ela disse que tem “memórias muito ruins” da guerra.

Ela se casou com um médico espanhol em 1931, e o casal teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos. Em 2020, Maria foi infectada com Covid-19 poucos dias depois de completar 113 anos. Acredita-se que ela esteja entre as pessoas mais velhas a se recuperar da infecção pelo vírus.

Há 22 anos, Maria vive em um asilo para idosos, em Girona, na Espanha. Conforme o Sky News, o estabelecimento afirmou que ela está em boas condições de saúde.