Temporal deixa rastro de estragos em Taquara; 90 casas foram destelhadas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

O temporal que atingiu algumas regiões do Estado no final da tarde de ontem (26) deixou estragos. Na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, o cenário da manhã de hoje (27) ainda era de alagamento, casas destelhadas, árvores e barreiras caídas. Meteorologistas afirmam que a causa dos ventos fortes foram micro-explosões e que os efeitos foram semelhantes a um tornado.

De acordo com a Defesa Civil local, 90 casas foram destelhadas durante o temporal. O trabalho nas primeiras horas desta sexta-feira foram dedicados a entrega de lonas para as famílias atingidas e desobstrução das vias. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar cerca de cem árvores podem ter sido levadas ao chão, consequência da intensidade dos ventos.

Forte chuva que atingiu Taquara no início da noite. Vídeo: Divulgação/Prefeitura

No Centro da cidade, um posto de gasolina perdeu parte do telhado. Também na área central, a Rua Rio Branco ficou alagada e um prédio da Rua Ernesto Alves foi destelhado durante o vendaval com rajadas de força destrutiva.

Posto de combustível sendo destelhado. Vídeo: Reprodução/Internet

O Parcão da cidade precisou ser fechado em razão dos estragos e o atendimento ao público nos setores da prefeitura foi suspenso durante o dia de hoje. Alguns locais ficaram inundados e, de acordo com as autoridades locais, era necessário trabalhar na limpeza e organização interna.

Rua Rio Branco completamente alagada. Vídeo: Divulgação/Prefeitura

O que aconteceu?

A velocidade do vendaval ainda é incerta. Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, os ventos chegaram a ultrapassar os 80km/h. Já a MetSul Meteorologia, que também possui uma estação no município, afirma que o vento pode ser chegado aos 150km/h.

Ainda de acordo com a Metsul, a tempestade severa que atingiu Taquara se deu em dia de calor excessivo no Rio Grande do Sul. A estação meteorológica acusou marcas extremamente altas na região, como 40,7ºC em Porto Xavier, 39,7ºC em Teutônia, 39,2ºC em Colinas e em Feliz, 38,6ºC. No município mais atingido, a estação automática da Faccat apontou 38,6ºC.

Os meteorologistas responsáveis afirmam que o fenômeno que atingiu a cidade pode se tratar de um dowburst ou micro-explosão atmosférica. Segundo eles, este tipo de fenômeno ocorre principalmente no verão, pois se trata de uma época em que os dias são muito quentes e com umidade alta. A partir disto formam-se nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus (Cb) que podem atingir até 15 a 20 quilômetros de altura e são capazes de gerar vento destrutivo.

O National Weather Service, dos Estados Unidos, explica que um downburst é capaz de produzir estragos e danos tão graves quanto o de um tornado pela enorme velocidade que o vento pode atingir durante os episódios deste tipo de fenômeno.