Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio foi goleado na noite de quarta-feira, por 4 a 1 pelo Mirassol, estreante na Série A, o que culminou na demissão do treinador Gustavo Quinteros. O argentino já estava balançando no cargo e dependeria de um resultado no Gre-Nal para ter sua permanência assegurada no clube.
Entretanto, o resultado improvável sofrido no interior de São Paulo não deu a Quinteros a oportunidade de uma virada de chave no clássico. Dentro de campo, Quinteros já não demonstrava reação nem cobrança aos atletas. A cada gol que a equipe gremista sofria, o treinador não acusava uma indignação, pelo contrário, se mostrava mais conformado.
Após o final da partida, a diretoria do Grêmio, na presença de Alberto Guerra, Alexandre Rossato e Guto Peixoto, se reuniu com Gustavo Quinteros e, após uma conversa de aproximadamente uma hora, comunicou o desligamento do treinador.
Quinteros ainda se despediu do grupo de atletas no vestiário e, de forma solidária, recebeu aplausos. A comissão retornou a Porto Alegre junto com a delegação do clube e, em poucas palavras, o treinador apenas sinalizou um “boa noite” em castelhano no Aeroporto Salgado Filho.
Em entrevista coletiva ainda no estádio Campos Maia, o presidente Alberto Guerra garantiu que o grupo de jogadores e a direção estavam contentes com o trabalho de Quinteros, mas que os resultados não aconteceram.
“Eu posso assegurar que os treinos eram muito bons. Os jogadores estavam satisfeitos com o nível de treino. Só que, infelizmente, as coisas não estavam acontecendo dentro de campo. A direção está aqui para se arriscar também, fazendo o melhor para o Grêmio. A gente viu erros individuais de jogadores que não vinham jogando mal, isso não pode ser só na conta do treinador”, disse Guerra.
Pelo Grêmio, Gustavo Quinteros e Leandro Desábato comandaram a equipe em 20 partidas, com nove vitórias, cinco empates e seis derrotas. Contra equipes da Série A, foram apenas duas vitórias: contra o Juventude, ainda no Gauchão, e contra o Atlético-MG. Em contrapartida, foram seis derrotas.