Chuvas causam alagamentos em diversas cidades gaúchas

Foto: Reprodução/Rádio Integração

Nesta terça-feira (16), o Rio Grande do Sul enfrenta fortes chuvas em várias áreas devido a uma frente fria associada a um ciclone na costa da Argentina. Essas chuvas intensas resultaram em alagamentos, transtornos e danos em muitas cidades, com alguns municípios registrando mais de 100 mm de precipitação.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), diversos municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas, com volumes significativos em 24 horas. Por exemplo, Santiago registrou 130 mm, São Luiz Gonzaga 100 mm e Caçapava do Sul 89 mm.

Essas condições climáticas adversas persistem desde a semana passada, com acumulados elevados em várias cidades ao longo desse período. Em algumas regiões, como Porto Alegre e sua região metropolitana, a chuva começou a cair com intensidade ao meio-dia, aumentando o risco de alagamentos.

No interior do estado, muitas cidades enfrentaram alagamentos durante a madrugada e a manhã de hoje, com áreas urbanas e rurais sendo afetadas. A preocupação agora está voltada para os rios, com a possibilidade de cheias em algumas regiões, especialmente no Centro, Oeste e Noroeste do estado.

Segundo a MetSul Meteorologia, há uma boa notícia: a previsão do tempo indica que o ar seco associado a um centro de alta pressão resultará em dias ensolarados e estáveis na segunda metade da semana. Assim, a tendência é de que o tempo melhore consideravelmente no RS a partir de amanhã.