Vice-prefeito de Porto Alegre presta esclarecimentos à PF após denúncia de Lula

Foto: Divulgação/Prefeitura de POA

Na manhã de ontem (14), o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes (PL), foi à Polícia Federal para dar esclarecimentos após uma denúncia feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por calúnia, injúria e difamação.

A denúncia surgiu de um vídeo divulgado por Gomes durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Conservadorismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em agosto de 2023, presidida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL). No vídeo, o vice-prefeito não menciona Lula diretamente, mas comenta: “que bom seria no Brasil se a lei voltasse a ser igual para todos. Porque eu vejo um condenado, corrupto, salvo pelos seus amigos para disputar uma eleição.”

Gomes afirmou que só irá se pronunciar sobre o caso após avaliação do Ministério Público, mas ressaltou que fez “uma crítica política, como agente político, em um evento político”, sem mencionar nominalmente Lula.

Por meio das redes sociais, Gomes afirmou: “A denúncia surge de um vídeo meu na Assembleia Legislativa, durante o lançamento de uma Frente Parlamentar, onde exerci minha liberdade de opinião e expressão para criticar o sistema político e jurídico brasileiro. Devemos estar atentos à defesa da liberdade de expressão, essencial para a democracia.”