Taxa de desemprego sobe para 7,8% e atinge 8,5 milhões de pessoas, aponta dados do IBGE

Foto: Agência Brasil

No trimestre finalizado em fevereiro de 2024, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8%, o que representa 8,5 milhões de pessoas sem ocupação. Esses dados foram divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE nesta quinta-feira (28).

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, explicou que o aumento da taxa de desemprego nesse período está relacionado ao retorno de pessoas que haviam parado de procurar trabalho em dezembro e voltaram a buscar ocupação nos primeiros meses do ano seguinte.

O número de pessoas em busca de emprego aumentou em 332 mil, totalizando 8,5 milhões de desempregados, um crescimento de 4,1% em comparação ao trimestre anterior. Apesar do aumento, esse número ainda é 7,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2023, quando havia 9,2 milhões de desempregados.

A elevação na taxa de desemprego ocorreu devido ao aumento na procura por trabalho, enquanto o número de pessoas empregadas no país permaneceu estável em 100,2 milhões, sem variação estatisticamente significativa em relação ao trimestre anterior. No entanto, esse contingente de trabalhadores ocupados está 2,2% acima do registrado no mesmo período do ano passado, totalizando 99,1 milhões de trabalhadores.