Taxa de casamentos no RS cai e é a 2ª menor do país, diz IBGE

Foto: Reprodução

Você já percebeu que os casamentos estão se tornando menos frequentes no Rio Grande do Sul? De acordo com os dados do Censo 2022, o número de registros de casamentos diminuiu ao longo da última década no estado.

Em 2010, para cada 1 mil habitantes gaúchos, havia 4,5 celebrações de casamento. Entretanto, esse número caiu para 4,2 casamentos por 1 mil pessoas atualmente, conforme apontado pelo IBGE. Essa taxa só é maior do que a do Piauí, que registra 3,4 casamentos por 1 mil habitantes. Comparativamente, a média nacional é de 5,9 casamentos por 1 mil moradores.

Em relação aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o Rio Grande do Sul registrou 437 dessas uniões em 2022, representando 1,2% do total. Dessas, a maioria (quase dois terços) foi entre mulheres.

Outro dado que chama a atenção no estado é o número de divórcios. Somente em 2022, foram contabilizados 14,2 mil divórcios. Além disso, os gaúchos têm a maior idade média para o divórcio no país: os homens têm cerca de 46 anos e as mulheres, cerca de 43 anos, quando decidem pelo fim do casamento. Em comparação, a média nacional é de 44 anos para homens e 41 anos para mulheres.

Além disso, os casais gaúchos também são os que mais demoram para oficializar o divórcio após a data do casamento. Em média, leva-se 16,8 anos entre o casamento e a formalização do divórcio no estado, o que representa a maior duração em todo o Brasil.